Principais componentes

São os componentes de usinas de asfalto contra-fluxo.

Silos dosadores

São os componentes responsáveis pelo armazenamento temporário e dosagem dos agregados.

Com formação em linha, possum abertura superior suficientemente grande para receber alimentação através de pá carregadeiras sem que um tipo de agregado contamine o outro, facilitando a operação e garantindo a qualidade.

A dosagem de agregados é individual, por meio da pesagem dinâmica com células de carga, sensores de rotação e moto-redutor de velocidade variável. O sistema de pesagem é totalmente automatizado e opera com lógica de auto-monitoramento, garantindo o perfeito controle de dosagem de cada um dos componentes.

O conceito de projeto modular permite à ampliação do número de silos e/ou a utilização de componentes acessórios (como um sistema para produção de misturas a frio) a qualquer tempo, com agilidade e simplicidade de montagem.

Secador

O secador, do tipo cilindro rotativo com aletas internas aparafusadas, opera com processo contra-fluxo de mistura externa, que traz comprovadas vantagens em qualidade e capacidade de produção. É o processo de secagem mais eficiente para aquecimento e secagem de agregados, com o melhor aproveitamento de energia, produtividade e economia de combustível. O calor é aplicado gradativamente aos agregados, resultando em alta eficiência de troca térmica.

O tambor possui função exclusiva de secar e aquecer os agregados, enquanto que a mistura fica a cargo do misturador.

O processo contra-fluxo de mistura externa garante longa vida à mistura, já que as propriedades ligantes do CAP são preservadas: apenas os agregados, quando em processo de secagem e aquecimento, têm contato com o fluxo de gases quentes. Já o CAP, componente suscetível a radiação e gases em alta temperatura, são injetados somente no misturador, componente hermeticamente fechado.

Queimador

É o componente responsável pela geração de energia para secagem e aquecimento dos agregados através da combustão de óleos combustíveis (leves e/ou pesados) e/ou gases (GLP e/ou Gás Natural).

Possui sistema de ignição controlado pelo operador no painel de comando: uma chama piloto é acionada para iniciar a combustão, que se estabiliza automaticamente. As dosagens de ar e combustível são precisas, garantindo total aproveitamento e economia máxima de combustível.

Devido ao seu design moderno , é possível acessar facilmente o queimador para limpeza, manutenção e regulagem.

Misturador

É o componente responsável pela homogeneização entre agregados e CAP, um dos principais fatores relacionados à qualidade da mistura produzida. O misturador externo do tipo Pug-Mill é constituído por uma grande caixa metálica com tampas superiores móveis, aquecida pela circulação de óleo térmico que mantém a temperatura da mistura durante do processo; mais dois eixos paralelos, que giram em sentido oposto, com braços, aletas e proteções internas construídos em aço de alta resistência. O acionamento é realizado diretamente através de dois moto-redutores, sincronizados por duas caixas de redução angulares.

Os fatores de maior importância em equipamentos que possuem misturador tipo Pug-Mill são a qualidade do material produzido, resultante da grande ação mecânica aplicada diretamente sobre a mistura; e a preservação da vida útil do ligante, já que este é injetado em ambiente controlado, não sendo exposto a agentes que o danifiquem.

O sistema externo de dosagem e mistura em Pug-Mill permite a incorporação de filler, fibras, polímeros e outros materiais aglutinantes à massa asfáltica por meio de um processo simples.

A qualidade da mistura em usinas contínuas de mistura externa pode ser comparada à daquelas executadas em usinas gravimétricas.

Separador estático®

O Separador Estático® cumpre a função de pré-filtro, coletando o material particulado com eficiência aproximada de 80% considerando todos os tamanhos, e de 100% para partículas com tamanho superior a 200 mícrons. Isto aumenta a vida útil dos elementos filtrantes, pois as partículas maiores são as mais abrasivas e possuem maior temperatura que os gases.

O material coletado no Separador Estático® é devolvido diretamente ao misturador. A qualidade da mistura em usinas contínuas de mistura externa pode ser comparada à daquelas executadas em usinas gravimétricas

Filtro de mangas

Para calificar la purificación de gases de extracción de sus plantas y atender a los más rígidos estándares mundiales de protección ambiental, CIBER desarrolló un sistema exclusivo con filtro de mangas plegables. Construidas en forma de cartucho, las mangas plegadas tienen área filtrante cinco veces superior a las mangas lisas tradicionales, posibilitando la construcción de una planta móvil con alta eficiencia en la retención de material particulado y de gran estabilidad operacional inclusive en alta producción.

Las mangas de CIBER filtran en la superficie (no permiten la contaminación del tejido) lo que las hace totalmente lavables. Es posible lavarlas, en caso de necesidad, como por ejemplo, en el caso de la utilización de combustible contaminado. Además de todas estas ventajas, las mangas plegadas de filtrado por superficie facilitan la operación de autolimpieza.

Consumiendo menor cantidad de aire comprimido así como generando menor pérdida de carga en el filtro.

El material colectado en el filtro de mangas se devuelve directamente al mezclador.

Principais acessórios

Tanques

Utilizados juntamente com as usinas de asfalto, os tanques CIBER podem ser fixos ou portáteis, tendo diferentes capacidades e configurações. São oito modelos com aquecedor acoplado (TM – Tanque Master) e dois modelos auxiliares (TA – Tanque de Armazenamento), que podem ser montados em conjunto de acordo com cada necessidade. Os componentes oferecerem sistema de aquecimento indireto para preservar as propriedades químicas do CAP, leitura de temperatura direta, sistemas de auto-monitoramento e segurança ativa, além de configurações diferenciadas para utilização com asfaltos especiais.

Dosificador de fille

É um silo externo utilizado para dosagem de outros substratos, como filler (cal/cimento), fibras e/ou corantes.

Silos de descarga de grande capacidade STA 30 e STA 40

São silos externos utilizados para armazenamento temporário da mistura asfáltica, maximizando a capacidade logística da obra. Podem ser portáteis ou estacionários.