Principais componentes

São os componentes de pavimentação.

Rolos de encosto do caminhão

Quando a vibro-acabadora empurra o caminhão de abastecimento de massa asfáltica, os rolos de encosto exercem pressão sobre os pneus traseiros, fazendo com que o caminhão seja levado à frente pela máquina e mantendo a descarga de massa asfáltica da caçamba para dentro do silo de asfalto.

Silo de asfalto

Recebe a carga de massa asfáltica do caminhão. Dotado com cilindros hidráulicos que permitem o fechamento e a abertura do silo, faz com que a massa asfáltica escorregue para o transportador de asfalto e seja transportada. As comportas do silo de asfalto estão localizadas entre o silo e a parte traseira da máquina e atuam diretamente sobre o fluxo de massa asfáltica levado pelo transportador de asfalto para a mesa compactadora.

Sistema de transporte de massa asfáltica

O sistema é composto por dois transportadores e dois transportadores helicoidais independentes, acionados por motores hidráulicos de alto torque. As vibro-acabadoras da CIBER têm projeto totalmente atualizado para operar com os mais diversos tipos de materiais e misturas.

Sistema de comando

O controle do equipamento é feito por um sistema micro processado, no qual todos os componentes são intertravados e processados para trazer segurança e facilidade na operação. O moderno e ergonômico painel de comando permite fácil acesso e controle de todas as funções de operação. Em uma dinâmica tela digital é possível observar todas as funções de operação por meio de uma simbologia gráfica de padrão internacional. Diagnósticos de funcionamento são fornecidos em tempo real durante a operação.

Sistema rodante

A CIBER possui dois tipos diferentes de vibro-acabadoras:

Vibro-acabadoras sobre pneus: compostas por dois pneus traseiros de tração, na parte dianteira possuem quatro rodas direcionais maciças montadas em tandem através de eixo pivotado, constituindo um sistema tipo balancim duplo que permite constante contato com o solo. Confere manobrabilidade mesmo em situações extremas e velocidade de deslocamento.

Vibro-acabadoras sobre esteiras: compostas de duas esteiras com ampla área de contato com o solo, oferecendo grande estabilidade e maior capacidade de tração, possuem também roletes de alta resistência e sapatas revestidas de material vulcanizado de composição específica para suportar grandes esforços de tração.

Sistema hidráulico

O sistema hidráulico das vibro-acabadoras CIBER é composto por bombas e motores de pistões axiais, filtros, bombas de engrenagens, válvulas e comandos, cilindros e motores hidráulicos.

As bombas de engrenagens fornecem óleo hidráulico sob pressão para acionar os cilindros, sistema de direção e motores hidráulicos.

Transmissão hidrostática

As bombas, os motores de pistões axiais e redutores planetários montados diretamente sobre a roda motriz da vibro-acabadora atuam em conjunto, formando assim um circuito fechado conhecido normalmente como transmissão hidrostática.