ROLO HAMM 3520 P – COMPARATIVOS COM OUTRAS CINCO MARCAS ATESTAM MELHOR DESEMPENHO

Para avaliar o desempenho das opções de equipamentos disponíveis no mercado, laboratórios de algumas construtoras testaram, juntamente com a fiscalização dos órgãos responsáveis em cada estado (veja mais no quadro abaixo), a performance dos compactadores de solos nas mais diversas obras em andamento no Brasil, sob variadas condições de umidade. Foram testados, além do rolo da marca Hamm modelo 3520 P, também outros rolos aqui identificados de Marca B, C, D, E e F.

TESTES EM GOIÁS / GO

RODOVIA GO-070

Objetivo: Avaliar o desempenho do rolo Hamm 3520 P com os rolos concorrentes da MARCA B e orientar a equipe quanto à melhor forma de utilizar o compactador, buscando atingir a máxima eficiência.

Obra: Goiás – duplicação da rodovia GO-070 - trecho próximo ao município de Itaberaí-GO

Fiscalização: Ensaio realizado pelos laboratoristas da construtora e fiscalizado pela AGETOP (Agência Goiana de Transportes e Obras)

Características do trecho em que o equipamento foi utilizado:

  • Solo: base de solo argiloso
  • Meta: compactação em camadas
  • Comprimento: 500 metros
  • Largura: 7,5 metros
  • Espessura da camada: 20 cm
  • Cliente: CCB Construtora
  • Datas: 25, 26 e 27 de agosto de 2014.
  • Responsável: Juliano Gewehr (Ciber)

GO-070 é uma rodovia pertencente ao estado de Goiás que liga Goiânia ao noroeste do estado. Possui mais de duzentos quilômetros e é uma das mais importantes rodovias de seu estado. Corta cidades como Goianira, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Cidade de Goiás, Faina, Crixás, São Miguel do Araguaia e Santa Rita do Araguaia. Importante rota de turismo, pois em seu caminho se encontram cidades turísticas.

METODOLOGIA

Três máquinas foram avaliadas em um trecho da obra de duplicação da rodovia GO-070, próximo à cidade de Itaberaí. O solo do local era predominantemente argiloso, compactado em camadas de 20 cm de espessura. Nele foi utilizado o rolo compactador Hamm 3520 P de 20 toneladas, e três rolos da MARCA B de 11 toneladas. Os equipamentos foram utilizados um após o outro com o objetivo de reduzir o número de fechas (ida e volta do rolo na mesma faixa). Na utilização dos rolos da MARCA B foram necessárias 7 ou 8 fechas. Já o rolo da marca Hamm 3520 P o número de idas e voltas foi reduzido para 5 fechas.

COMPARATIVOS & RESULTADOS

IMPORTANTE: Considerando que o rolo HAMM modelo 3520 P executou a performance de três rolos da MARCA B, a economia em consumo de combustível chega ser de até 59%;

O estudo concluiu que o rolo da marca Hamm 3520 P, obteve sozinho um desempenho superior aos três rolos da MARCA B da faixa de 11 toneladas, quando testados simultaneamente em faixas laterais. O grau de compactação do solo necessário foi atingido pelo Hamm em 5 fechas, enquanto o comboio dos outros três rolos necessitou de 7 a 8 fechas para atingi-lo. A economia de combustível propiciada pelo rolo Hamm, no comparativo com a MARCA B, chegou a 59%.

Outro grande diferencial apontado, diz respeito a área de pata trapezoidal do rolo compactador Hamm 3520 P que é 152cm², enquanto a máquina da MARCA B é de 137cm², cerca de 10% de diferença. Para os solos coesivos (do tipo argiloso), quanto maior a área da pata, mais profunda a compactação, além de facilitar a remoção de umidade do terreno, favorecendo a compactação.

IMPORTANTE: O grau de compactação do rolo Hamm utilizado no teste comparativo ultrapassou com folga os 100%, tanto que os engenheiros responsáveis recomendaram diminuir de 5 para 4 fechas, o que resultaria num ganho ainda maior de tempo e economia.

TESTES NO RIO DE JANEIRO

VIA DE ACESSO UHOS – COMPERJ

Objetivo: Teste comparativo entre rolos compactadores vibratórios de um cilindro da marca Hamm 3520 P e da MARCA D de 11 toneladas. Os equipamentos foram colocados em operação lado a lado.

Obra: Via de Acesso UHOS (ultra heavy over size - ultra-pesados e grandes dimensões) – COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro)

Fiscalização: Ensaio realizado pelos laboratoristas da TecnoInst Serviços Técnicos Ltda

Características do trecho em que o equipamento foi utilizado:

  • Solo: tipo saibro que é produto proveniente de rochas quartzo – feldspáticas leucograníticas, como granitos e gnaisses possuem características permeáveis e desmontáveis mecanicamente, extraído das jazidas próximas.
  • Meta: compactação em camadas
  • Comprimento: 60 m
  • Largura: 12 m
  • Rampa: 0 %
  • Espessura da camada: 30 cm
  • Cliente: Carioca Engenharia – Christiani - Nielsen
  • Datas: 10 de junho de 2014.
  • Responsável: Engºs. Diogo, Davi e Lucas

Obra de grande importância, pois trata-se de via responsável pelo tráfego de suprimentos com destino ao COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), um projeto de construção de refinaria com duas linhas de processamento de petróleo. No local, foi feito um teste comparativo entre o rolo compactador da marca Hamm e o da MARCA D.

SOLO

O solo do local é tipo saibro, que é produto proveniente de rochas quartzo. O trecho onde foi realizado o teste tinha 60 metros de comprimento e 12 metros de largura, totalmente plano. A espessura da camada era de 30cm e a sua umidade era de 10,5%.

METODOLOGIA

Como o rolo da marca Hamm possui 20 toneladas e o da MARCA D com 11 toneladas, a proposta do teste foi realizar 6 passadas com o primeiro e 12 com o segundo, respectivamente, analisando posteriormente os resultados. Os dois produziram graus de compactação do solo similares: 99% e 99%. Porém, o compactador da marca Hamm atingiu este resultado com metade das passadas do equipamento da MARCA D e na metade do tempo. Pode-se concluir que o rolo da marca Hamm ao final dos testes apresentou o dobro da eficiência do rolo da MARCA D.

COMPARATIVOS & RESULTADOS

Nos testes realizados, o consumo de combustível foi um dos grandes diferenciais do rolo de 20 toneladas da marca Hamm. Considerando que este rolo 3520 P possui um motor de 6 cilindros e ar condicionado, mesmo assim executou com eficiência o trabalho que com a MARCA D foram necessários dois rolos para executar, com motores de 4 cilindros e cabine aberta, ou seja, mais potência de motor e ar condicionado na cabine resultando mesmo assim num consumo menor de combustível.

TESTES NO CEARÁ / CE

ANEL VIÁRIO DE FORTALEZA

Objetivo: Teste comparativo entre rolos compactadores vibratórios de um cilindro da marca Hamm 3520 P e da MARCA C, da MARCA E, e rolos adaptados tipo tamping da MARCA F.

Obra: IV Anel Viário de Fortaleza – Via de Ligação – Distrito Industrial – Ceará.

Fiscalização: Ensaio realizado pelos laboratoristas da JBR Engenharia.

Características do trecho em que o equipamento foi utilizado:

  • Solo: tipo argila - arenosa, de procedência da jazida J7. leucograníticas, como granitos e gnaisses possuem características permeáveis e desmontável mecanicamente, extraído das jazidas próximas.
  • Meta: compactação em camadas
  • Comprimento: 40 m (estacas 284 a 286) / 190 m (estacas 319 a 328).
  • Largura: 11 m
  • Rampa: 0 % / 5%
  • Espessura da camada: 20 cm
  • Cliente: Carioca Engenharia – Christiani - Nielsen
  • Datas: 06 de agosto de 2014.

Maior obra realizada nas rodovias federais que cortam o Ceará nos últimos 25 anos, o Anel Viário de Fortaleza tem o objetivo de desafogar o trânsito pesado da região. Neste local, foram feitos testes comparativos entre rolos compactadores vibratórios de um cilindro da marca Hamm 3520 P e os equipamentos das MARCAS C e E, e com rolos adaptados tipo tamping da MARCA F. Os equipamentos foram colocados em operação lado a lado para realização dos testes comparativos.

SOLO

Os trechos onde foram feitos os testes tinham solo tipo argila arenosa e 40 e 190 metros, cada um. O primeiro trecho era plano e o segundo possuía 5% de rampa, além da espessura da camada de 20 cm.

Com o mesmo número de passadas, o equipamento da marca Hamm apresentou grau de compactação de 97%, frente a 84,6% do equipamento da MARCA E e 94,5% do rolo da MARCA C.

COMPARATIVOS & RESULTADOS

Em síntese, para atingir 100% de compactação, o rolo da marca Hamm precisou da metade de fechas e passadas em relação ao rolo da MARCA E, e 33% menos fechas e passadas em relação ao rolo da MARCA C.

O modelo de rolo testado da MARCA F é um equipamento adaptado com rolo do tipo tamping, que utiliza método estático para atingir o grau de compactação desejado. O equipamento usa seu peso e velocidade (acima de 17km/h) para criar força de impacto por meio dos tambores pé de carneiro.

Este tipo de máquina possui algumas limitações como, por exemplo, a necessidade de grandes áreas para poder compactar, assim como de local de aceleração e desaceleração para tingir os 17km/h e conseguir frear. Também apresenta alto consumo de combustível e emissão de ruídos, acima de 100 decibéis. Em muitos casos é perceptível que a emissão de poluentes está em desacordo com as normas atuais e, além disso, a forma como é operado oferece alguns riscos de segurança para o operador.

COMPARATIVOS & RESULTADOS (HAMM 350P X MARCA F)

O resultado final ficou muito evidente e superior para o rolo da marca Hamm 3520P em relação ao rolo da MARCA F. O número de fechas e passadas necessárias com o rolo Hamm foi de mais de duas vezes menos em relação ao rolo da MARCA F, sobressaindo um ganho de economia de combustível muito expressivo, conforme demonstra o quadro a seguir;

TABELA COMPARATIVA DOS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

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