A nova “geração silenciosa de aquecedores de mástique asfáltico” – à frente do seu tempo.

As crescentes imposições de redução de emissões sonoras e proteção da saúde no local de trabalho requerem soluções inovadoras. Mesmo que, em geral, se afirme que a tecnologia de mástique asfáltico se tem mantido inalterada há vários anos, esta inovação não vai deixar de surpreender.

Contextualização:

“Os aquecedores de mástique asfáltico são todos iguais!”, afirmou um cliente, queixando-se de que isso estava a causar cada vez mais problemas. As pessoas que moram junto de obras e centrais de mistura de asfalto urbanas, assim como os funcionários, queixavam-se do ruído e, na sequência disso, as associações profissionais locais envolveram-se no assunto. Isso teve consequências! Futuramente, não será permitido transportar mástique asfáltico com aquecedores de mástique asfáltico convencionais nos centros urbanos e em obras noturnas. O desafio era, portanto, desenvolver um aquecedor de mástique asfáltico que não fizesse ruídos de “chocalho”, provocados pelo motor Diesel.

Agora, com a mais recente criação da Benninghoven, o GKL Silent, é possível trabalhar mesmo fora dos horários de trabalho convencionais. Graças ao acionamento elétrico direto, as emissões de ruído incómodas deixaram de ser uma realidade.

Agora, com a mais recente criação da Benninghoven, o GKL Silent, é possível trabalhar mesmo fora dos horários de trabalho convencionais. Graças ao acionamento elétrico direto, as emissões de ruído incómodas deixaram de ser uma realidade.

Na verdade, este é um desafio que apenas pode ser superado através de um acionamento elétrico. Algumas empresas de mástique asfáltico já se aventuraram neste campo, desenvolvendo um aquecedor de mástique asfáltico com mecanismo de mistura vertical, com um gerador de corrente e um motor elétrico que aciona a corrente.

Estratégia:

No entanto, não fazia sentido construir um aquecedor de mástique asfáltico com mecanismo de mistura vertical, acionamento da corrente elétrica e sistema hidráulico com a tecnologia existente. Assim, foram definidos os seguintes objetivos: nós desenvolvermos, construirmos e produzirmos um aquecedor de mástique asfáltico com mecanismo de mistura horizontal, acionamento direto elétrico, função de inclinação elétrica, tampa de enchimento elétrica, válvula de descarga eletricamente aquecida e tecnologia de queimador a óleo, sem recurso a qualquer sistema hidráulico. A prioridade é garantir um nível de pressão acústica baixo. Mas também a questão da proteção do meio ambiente é um aspeto importante. Depois da rejeição inicial desta ideia, aconteceu o impensável: graças a um pensamento inovador, o projeto tornou-se real e surgiu em forma de modelo 3D. Após o desenvolvimento conceptual e a implementação bem-sucedida do acionamento, começou-se a procurar uma solução para o controlador.

Os engenheiros começaram a trabalhar com grande entusiasmo. Juntos, os construtores, criadores de software, técnicos e criadores, desenvolveram um aquecedor de mástique asfáltico sensacional e inovador!

Factos:

Após 6 meses a trabalhar no seu desenvolvimento, o aquecedor de mástique asfáltico estava concluído. Estava tudo bem: não apenas o design, mas também todos os aspetos relacionados com as condições de trabalho, como proteção contra queda, ergonomia e ecologia.

Nascia, assim, o aquecedor de mástique asfáltico tipo GKL SILENT!

Resultado:

O GKL SILENT é a inovação da tecnologia de mástique asfáltico. Graças à supressão de todos os componentes hidráulicos e à utilização de um gerador de corrente bastante silencioso, que abastece o acionamento com energia elétrica e aciona o agitador diretamente e continuamente, é assegurado um ambiente de trabalho onde é possível realizar quaisquer trabalhos em zonas sensíveis. A uma altura de 7 m, um nível de pressão acústica de 60 dB equivale ao ruído ambiente de uma televisão. Assim, é possível realizar trabalhos em obras noturnas, em zonas perto de hospitais, áreas habitacionais ou públicas.

Mas o GKL Silent não é apenas silencioso. Graças aos acessórios opcionais, como a portinhola de descarga eletricamente aquecida, a lubrificação central, a abertura de enchimento elétrica, etc., este aquecedor de mástique asfáltico é a solução para todas as situações e uma mais-valia para a entidade operadora.

Outro marco do GKL Silent é o seu conceito de quadro de comando. Robusto e inteiramente comandado através de computador - o GKL Silent é operado por meio de um ecrã tátil. Todos os dados são dispostos de forma clara, podem ser consultados em direto através do portal Webfleet e impressos para, posteriormente, serem arquivados. Deste modo, o transporte com obrigação de comprovação - que no futuro será requerida - não será um problema. Além disso, para garantir uma operação suave do aquecedor, este está equipado com um programa de aquecimento, que reduz o esforço matinal do aquecedor, sem conteúdo, na central de mistura.

O GKL Silent está disponível nas dimensões de 3,3 m³ a 10 m³ e pode ser montado num camião, reboque, semirreboque, etc.    

EN FR ES PT