Austrália: mineração de superfície substitui extração convencional de carvão

A New Acland Coal Mine (NAC), localizada próximo a Acland (Queensland), pertence ao New Hope Group, da Austrália. Desde a abertura da mina, ocorre a exploração de carvão e material intercalado, através de trator de esteira planificador equipado com ripper e carregadora sobre rodas. No entanto, as fortes quedas do preço do carvão obrigaram a diretoria da NAC a procurar métodos de extração alternativos, mais eficientes.

A tecnologia de mineração de superfície é ideal para as condições geológicas complexas em New Acland

A tecnologia de mineração de superfície é ideal para as condições geológicas complexas em New Acland

Rapidamente encontrou-se uma solução: a tecnologia de mineração de superfície da Wirtgen oferece o método ideal para a geologia complexa da mina, que apresenta até 27 camadas de carvão, finas em sua maioria, entremeadas por material intercalado. Em comparação com o procedimento convencional, a mineração de superfície seletiva simplifica o processo de extração, reduzindo custos operacionais e fornecendo carvão de melhor qualidade à unidade de processamento anexa.

Fase de teste de seis meses concluída com sucesso

Com a mineração de superfície da Wirtgen, foi instalada uma tecnologia de eficiência múltiplas vezes comprovada em projetos de carvão. Não é de se admirar que a fase de teste de seis meses, acordada entre a NAC e a Wirtgen, com metas de desempenho definidas, tenha sido um sucesso total: a 4200 SM confirmou a potência de corte prevista de até 3.000 t/h no árduo cotidiano da mina. Os cinzéis de haste redonda utilizados também foram intensamente testados e otimizados conforme a aplicação, visto que, além de carvão, também é necessário cortar com alto desempenho o material intercalado duro. Desde o início foi aperfeiçoada a colaboração com o serviço de assistência ao cliente da Wirtgen, permanentemente à disposição. Assim, precocemente foi possível identificar e implementar diversas possibilidades de otimização que ocorrem tipicamente ao ser introduzida uma tecnologia completamente nova. Após cumpridas todas as metas de desempenho durante a fase de teste, a NAC se decidiu pela aquisição da 4200 SM.

Uma das características mais importantes da mineradora de superfície da Wirtgen é a capacidade de carregar o material diretamente no caminhão. A correia transportadora pode ser basculada em 90° para ambos os lados, e a altura de descarga é ajustável.

Uma das características mais importantes da mineradora de superfície da Wirtgen é a capacidade de carregar o material diretamente no caminhão. A correia transportadora pode ser basculada em 90° para ambos os lados, e a altura de descarga é ajustável.

Vantagens da mineração de superfície da Wirtgen

Para obter um aproveitamento máximo das reservas, a 4200 SM corta e carrega o carvão em uma só passada, deixando atrás de si um solo nivelado e em boas condições para o tráfego. Na fase de teste também foi determinado que a mineradora de superfície é capaz de substituir, com o mesmo desempenho, dois tratores de esteira planificadores e uma carregadora sobre rodas. As economias resultantes, principalmente em termos de pessoal e combustível, reduziram nitidamente os custos operacionais. Os resultados das medições de emissão também foram favoráveis à 4200 SM, que apresentou vibrações e níveis de ruído claramente inferiores. Aliados à cabine de motorista com design ergonômico, esses fatores minimizam a sobrecarga física do operador no longo prazo. Através de um sistema de câmeras concebido especialmente para essa aplicação, o operador é capaz de diferenciar, de maneira confortável, entre carvão e material intercalado, garantindo um nível nitidamente superior de qualidade do carvão. Além disso, antes da entrega, as rigorosas normas de segurança e padrões mecânicos do setor de carvão australiano foram totalmente cumpridos através das adequações necessárias nas máquinas.

O tambor cortador especialmente concebido para extração de rochas macias não só é ideal para extrair carvão (resistência à compressão não confinada = 20 MPa), mas também as camadas intermediárias, consideravelmente mais duras (50 MPa). A 4200 SM extrai o carvão de forma seletiva, na profundidade de corte exata e com uma superfície de corte limpa, garantindo um alto nível de pureza. Assim, também é reduzido o número de viagens de caminhão necessárias para transporte do material para processamento em uma unidade especial de lavagem de carvão e para o transporte do rejeito de volta à mina. Além disso, em comparação com o método de extração convencional, a 4200 SM produz uma menor porcentagem de finos (tamanho de partícula < 2 mm) e uma parcela maior de produto final (tamanho de partícula < 38 mm). A consequência disso é um aumento no grau de eficiência da unidade de tratamento.

A correia transportadora de alto desempenho carrega um trator transportador de 200 toneladas diretamente com carvão térmico de alta qualidade.

A correia transportadora de alto desempenho carrega um trator transportador de 200 toneladas diretamente com carvão térmico de alta qualidade.

Conclusão positiva da gerência

"A mineradora de superfície da Wirtgen, econômica, moderna e ambientalmente correta, me convenceu. Com ela em operação, a NAC economiza dinheiro" - exclama Andrew McDonald, diretor geral da NAC, elogiando o gigante de alto desempenho.

Dados do projeto

Material extraído carvão térmico (quebradiço)
Resistência à compressão não confinada 20 MPa
Tipo de mineradora de superfície Wirtgen 4200 SM
Número de máquinas em operação 1
Potência de corte por hora até 3.000 t
EN FR ES PT