Trabalho em equipe: máquinas do Wirtgen Group preparam o solo para um crescimento empresarial bem-sucedido

No projeto de ampliação das instalações da Riva GmbH em Backnang, uma estabilizadora de solo WR 200i da Wirtgen, dois compactadores monocilíndricos da Hamm e um espargidor de agente ligante SW 16 MC da Streumaster são utilizados na estabilização do solo..

A Riva GmbH está em fase de crescimento. Responsável, dentre outros, pela restauração da sede do parlamento alemão em Berlim e pela reforma da praça Potsdamer Platz, a empresa de engenharia atua principalmente na fabricação de fachadas de edifícios para exportação a países árabes, em especial para a família real saudita.

Devido à chegada de novos grandes pedidos, o pavilhão de produção de 9.000 m², inaugurado somente em 2012, já se tornou pequeno demais. Assim, a empresa decidiu construir outro pavilhão de produção com 15.000 m², bem como um prédio administrativo. Ambos os projetos devem ser concluídos até o fim de 2014.

Karl Fischer GmbH & Co. KG se decide pela estabilização do solo

Entretanto, a baixa capacidade de carga do solo no local de construção constituía um empecilho. A empresa contratada pela Riva GmbH para realizar os trabalhos de preparação do solo, Karl Fischer GmbH & Co. KG, de Weilheim an der Teck, teve de tomar uma decisão: remover e substituir o solo com baixa capacidade de carga da área de 50.000 m² ou estabilizar o solo camada por camada.

Após discussão com a contratante, o diretor do projeto Max Bachteler, da Fischer Weilheim, decidiu-se pela solução mais simples e, ao mesmo tempo, mais econômica – a estabilização do solo com tecnologias do Wirtgen Group: "O tratamento do solo nos permite não só economizar o longo tempo e os custos elevados necessários para a substituição mesmo, mas também obter uma base de alta qualidade e capacidade de carga adequada." O time formado pelo espargidor de agente ligante da Streumaster, pela estabilizadora de solo Wirtgen e pelos compactadores da Hamm superou as expectativas no trabalho de movimentação de aproximadamente 100.000 m³ de terra.

Streumaster SW 16 MC garante a base

O início dos trabalhos ficou mais uma vez por conta da Streumaster: dessa vez com o espargidor de agente ligante SW 16 MC. Montado sobre um caminhão de três eixos, o equipamento possui um reservatório de 16 m³ para o material a espalhar. Graças ao desempenho elevado e à facilidade de enchimento através do acoplamento rápido, é possível processar até dez caminhões silo por dia. No total, 6.000 t de agente ligante foram espalhadas em Backnang. A aplicação e distribuição do ligante, nesse caso cal branco fino, é controlada eletronicamente. O sistema de controle inteligente coordena entre si, de forma precisa, a corrente transportadora, a rosca sem fim transversal, as comportas de descarga e o terminal de operação, garantindo uma excelente precisão de espalhamento. Graças ao exclusivo efeito autolimpante das válvulas rotativas, é possível preservar a precisão e o desempenho durante todo o processo. O sistema filtrante automático integrado permite que o espargidor seja enchido sem formação de poeira, protegendo prédios e veículos nos arredores.As ever, it was Streumaster that kicked things off, this time with the SW 16 MC binding agent spreader. Mounted on a three-axle truck, the module unit has a binding agent container capacity of 16 m³. Its high performance and simple loading system using a quick-change coupling allow up to ten silo loads of binding agent to be handled each day. A total of 6,000 t of binding agent were spread in Backnang. The spreading and distribution of the binding agent – in this case quicklime – are controlled electronically. The intelligent control coordinates the conveyor chain, transverse augers, metering feeders and control terminal precisely, allowing excellent spreading accuracy to be achieved. The unique self-cleaning effect of the rotary vane feeder means that both precision and performance can be maintained throughout the project. The integrated automatic dust-collecting filter system permits dust-free loading of the spreader so that neighbouring buildings and vehicles do not become soiled.

WS 250 e WR 200i da Wirtgen preparam o caminho

Para misturar o material no solo, a Fischer utilizou a estabilizadora de solos WS 250 da Wirtgen. A Fischer conta com três unidades completas da Wirtgen e três espargidores de agente ligante Streumaster em seu parque de máquinas. A vantagem da WS 250 é clara: ela pode ser facilmente acoplada em um trator que, em poucos minutos, deixa de ser um simples veículo de tração para tornar-se um "estabilizador". A Wirtgen WS 250 é especialmente interessante para obras pequenas ou médias.

Mas quanto maior a área, mais potente a máquina deve ser. Por isso, a Fischer Weilheim resolveu testar a recicladora e estabilizadora de solo WR 200i da Wirtgen. Trata-se da máquina compacta da nova geração WR da Wirtgen e, assim como os outros equipamentos da série, ela apresenta alto desempenho e qualidade de mistura, excelente mobilidade no terreno, diversas funções de automação e ergonomia perfeita. Holger Merkle, encarregado da obra pela Fischer, ficou impressionado: "A cabine espaçosa possibilita uma excelente visão panorâmica, e a operação é intuitiva. Assim, o motorista mantém constantemente o controle ideal sobre o processo de trabalho."

A WR 200i misturou o solo com o agente ligante espalhado anteriormente, de forma homogênea, numa profundidade de até 50 cm. A mistura de solo e ligante gerada dessa forma possui alta resistência a tração, pressão e cisalhamento, bem como estabilidade volumétrica e resistência à água e ao congelamento. Com 435 PS, a WR 200i atinge desempenho diário de até 8.000 m², com largura de trabalho de 2 m e profundidade de trabalho de até 50 cm. O gerente de projeto Max Bachteler ficou satisfeito com o resultado do teste: "Mesmo com o desempenho elevado, a máquina é extremamente econômica, devido ao baixo consumo de combustível. Também fiquei satisfeito com a qualidade do solo."

A firmeza final é por conta da Hamm

A compactação final ficou a cargo dos profissionais em terraplenagem: dois compactadores monocilíndricos da Hamm. A H 20i com cilindro pé-de-carneiro realizou a compactação inicial do solo, e a H 20i cuidou do acabamento. Com a articulação pendular de 3 pontos, os compactadores exibiram uma excelente capacidade de manobra e, ao mesmo tempo, ótima no deslocamento. Os resultados foram visíveis e alinharam-se perfeitamente com o trabalho dos outros equipamentos.

Fischer satisfeita com a execução do projeto

Max Bachteler, da Fischer Weilheim, avalia positivamente o projeto em Backnang. "Graças à logística bem planejada, aos processos de trabalho alinhados entre si e à utilização das máquinas certas, a obra pôde ser concluída no prazo e com sucesso", afirma o gerente do projeto.

EN FR ES PT