Tecnologias de mineração de superfície da Wirtgen

No ano de 1980, a empresa Wirtgen GmbH construiu a primeira Mineradora de Superfície para extração de materiais de jazidas. Atualmente, a Wirtgen, como líder de mercado neste segmento, dispõe de uma gama de produtos tecnicamente avançados para a mineração a céu aberto, com eficiência comprovada internacionalmente: as Mineradoras de Superfície oferecem larguras de corte de 2,20 m a 4,20 m e profundidades de corte de 20 cm a 83 cm. A Wirtgen é o único fabricante a cobrir a faixa de desempenho de 100 t/h a 3.000 t/h com carregamento direto por correia transportadora. Esta alta produtividade se baseia em uma tecnologia de corte eficiente e na ampla experiência adquirida ao longo de quase três décadas na técnica de aplicação.

A Wirtgen GmbH é uma empresa reconhecida como líder mundial em tecnologia para máquinas Mineradoras de Superfície: desde o final dos anos setenta, vem desenvolvendo máquinas com tecnologia de extração de rochas para aplicações a céu aberto. A Wirtgen é a única empresa que tem continuamente desenvolvido máquinas de corte para extração em mineração de superfície e tem influenciado decisivamente a mineração com as suas inovações técnicas. O maior desafio foi introduzir a tecnologia de mineração de superfície como alternativa para os métodos de extração convencionais ― como as explosões, perfurações e triturações - e demonstrar os aspectos produtivos, econômicos e ecológicos do procedimento in situ nas mais variadas aplicações. Com isso, a Wirtgen desenvolveu um mercado de longo prazo, que foi se ampliando com o transcurso do tempo.

Atualmente, o parque de máquinas de Mineração de Superfície totaliza mais de 350, distribuídas em todos os continentes. São clientes, especialmente, da Europa Ocidental e Oriental, da África Setentrional/Oriente Médio, Austrália, Índia e América do Norte os que desfrutam das suas vantagens.

A gama de produtos engloba uma ampla seleção de máquinas básicas e unidades de corte

Com os modelos 2200 SM, 2500 SM e com o novo modelo 4200 SM, a Wirtgen oferece aos clientes três classes de rendimento confiáveis, que podem ser configuradas de forma variável, de acordo com cada projeto específico. É possível preparar todas as máquinas para carregar o material em vagões basculantes ou para colocá-lo em fileiras. Mais de duas dúzias de tambores diferentes estão disponíveis para as máquinas como, por exemplo, com distâncias distintas entre as linhas; outros tipos especiais para aplicações individuais também podem ser projetados e construídos.

A Mineradora de Superfície 2200 SM oferece uma largura de corte de 2,20 m a 3,80 m para rochas com durezas diferentes, até uma resistência à compressão uniaxial de 50 MPa. O modelo, com carregamento dianteiro, é utilizado na exploração de minas, entre outras coisas, para a extração de gesso, pedra calcária e carvão. Esta Mineradora de Superfície possui uma unidade de corte especial, com uma largura de trabalho de 3,80 m, que convence pela sua alta produtividade, especialmente em aplicações com rocha macia, especialmente o carvão.

O modelo 2500 SM com carregamento traseiro é utilizado para a extração seletiva de rocha semidura e dura, com uma resistência à compressão uniaxial de até 80 Mpa, e possui uma largura de corte de 2,50 m. A profundidade máxima de corte é de 60 cm. É possível equipar a máquina com um motor mais potente, de até 120 MPA, para aplicações especiais no movimento da terra e no corte da rocha.

O aperfeiçoamento do novo conceito da máquina 4200 SM de alto rendimento, que é a maior Mineradora de Superfície, foram considerados os conhecimentos e a experiência adquiridos pelo emprego do modelo 2500 SM e do modelo anterior, o 3700 SM, em todo o mundo. A 4200 SM está disponível com duas variantes, ambas com a mesma largura de trabalho de 4,20 m: o modelo 4200 SM para rocha branda, que durante o processo de extração corta materiais macios como o carvão, com uma resistência à compressão uniaxial de até 50 Mpa, a uma profundidade de até 83 cm. A 4200 SM para rochas duras é utilizada como uma máquina high end para a extração de rocha semidura e dura com resistência de 120 MPA à compressão uniaxial, e uma profundidade de corte de até 60 cm. Além das aplicações em mineração a céu aberto, também pode ser utilizada para cortar a rocha e a escavação de valas.

Austrália, minério de ferro: 20 Mineradoras de Superfície, modelo 4200 SM e 2500 SM, altamente produtivo, extraindo minério de ferro na parte ocidental da Austrália. Desde o início, foi planejada a utilização de tecnologia de mineração de superfície desde o início.

Austrália, minério de ferro: 20 Mineradoras de Superfície, modelo 4200 SM e 2500 SM, altamente produtivo, extraindo minério de ferro na parte ocidental da Austrália. Desde o início, foi planejada a utilização de tecnologia de mineração de superfície desde o início.

Tecnologia de corte sob medida para cada aplicação

A competência da Wirtgen no campo de mineração se baseia, sobretudo, nos amplos conhecimentos e na enorme experiência na tecnologia de aplicações. A eficiência das soluções oferecidas é encontrada especialmente no setor da tecnologia de corte.

Cada uma das máquinas padrão das três classes de desempenho da Wirtgen pode ser adaptada às necessidades dos clientes, ou às exigências específicas do projeto com relação aos diferentes materiais. Isso é o que ocorre, principalmente, com o componente principal da tecnologia das máquinas para mineração de superfície: o tambor de corte. Além do sofisticado programa padrão de unidades com tambores fresadores, é possível adaptar individualmente a quantidade de ferramentas e a distância entre linhas das ferramentas nos tambores às necessidades do cliente. Desta forma, a tecnologia de corte adequada permite obter, de um lado, o material de extração com o tamanho de grão desejado e, por outro, o rendimento de corte exigido.

Além dos tambores padrão dos modelos 2200 SM, 2500 SM e 4200 SM, a empresa Wirtgen GmbH possui condições de projetar e fabricar, em pouco tempo, tambores fresadores especiais, com especificações técnicas totalmente adaptadas ao caso específico da aplicação e do projeto.

Uma das vantagens oferecidas pela tecnologia de corte da Wirtgen é que ela cobre um intervalo de dureza de rocha que varia de menos de 10 MPa a 120 MPa, e também em casos especiais. As Mineradoras de Superfície são, muito freqüentemente, empregadas para aplicações com pedra calcária, gesso, minério de ferro, mas as aplicações especiais para extração de sal, granito, bauxita, fosfato ou xisto betuminoso também estão entre os tipos de utilização atual destas máquinas.

Com relação aos sistemas de porta-ferramentas, a Wirtgen oferece componentes sólidos com pouco desgaste, fácil manutenção e uma mudança rápida de ferramentas. A principal vantagem de todos os sistemas de porta-ferramentas consiste no fato de poder trocar in situ, e com toda a rapidez as partes superiores. Além dos reconhecidos de sistemas de porta-ferramentas HT6 e HT11, a Wirtgen projetou o novo sistema de porta-ferramentas heavy duty (para demanda pesada), HT14, que é utilizado opcionalmente nos modelos 2500 SM e 4200 SM. Caso seja desejada uma alta produtividade por hora de serviço, um alto desempenho de extração anual e se o material for rocha dura e abrasiva, é recomendável utilizar o sistema HT14, para o qual se encontra disponível um ejetor especial de ferramentas, acionado por bateria, que contribui significativamente para facilitar a troca de ferramentas e para reduzir drasticamente o tempo necessário para realizar uma troca.

Além da grande variedade de sistemas de porta-ferramentas, a Wirtgen GmbH também oferece um extenso programa de ferramentas para a mineração, com mais de 50 tipos de ferramentas de baixo desgaste, para os mais variados tipos de rocha e de aplicações.

A técnica de aplicação: o manual de mineração de superfície da Wirtgen

Os especialistas da Wirtgen GmbH, espalhados em todo o mundo, concentraram os seus conhecimentos sobre a técnica de aplicação em mais de 170 páginas e incluíram ilustrações explicativas com gráficos informativos, fotografias das obras e diagramas de desempenho. O manual de mineração de superfície pode ser downloaded da página web da Wirtgen GmbH em www.wirtgen.com, ou solicitado à divisão de Mineração, enviando um e-mail para mining@wirtgen.de. Este manual descreve as possibilidades de desempenho e do processo das Mineradoras de Superfície da Wirtgen. É de grande utilidade para os clientes no momento de selecionar as máquinas apropriadas para as aplicações planejadas ou que atendam às suas necessidades.

EN FR ES PT