O novo Wirtgen Surface Miner 2200 SM 3.8 – Mais carvão para os clientes

Em Zhundong, na província de Xinjiang, trabalha o primeiro Surface Miner 2200 SM 3.8. O desenvolvimento contínuo da Wirtgen substitui a partir de agora o método convencional de mineração. Os especialistas da Wirtgen acompanham o projeto de forma a assessorar.

Acompanhamento de projeto de A a Z

A mina Yihua Xinjiang Wucaiwan Coal Mine, uma mina de carvão no extremo noroeste da China, perto da fronteira com a Rússia, Cazaquistão e Mongólia. Aqui, o contratante chinês Xinjiang Jianyun Engineering Co. Ltd. extrai há aproximadamente um ano e meio os combustíveis fósseis tão cobiçados através da tecnologia sustentável Surface Mining. Antes disso, o carvão era extraído da forma convencional através de "perfuração e explosão". Entretanto, isso levava frequentemente a incêndios na mina, pois o carvão nas paredes previamente danificadas pela explosão inflama facilmente. Por isso, o operador da mina decidiu-se por Surface Mining como o novo método de extração, para aumentar a segurança na mina. Com isso ele também aumentou a eficiência e a qualidade da extração do material.

Bom planejamento de projeto é A e O

Uma vez que a máquina correta para a quantidade desejada de extração não é o único critério do planejamento de projetos de mineração. Fatores como a geologia do local, a sedimentação ou as exigências de logística no local também são importantes. Para isso são necessários os conhecimentos de especialistas e a as melhores experiências práticas. Propriedades que a Wirtgen, devido a sua experiência de mais de 30 anos em Surface Mining, incorpora em cada projeto. "Os especialistas da Wirtgen nos aconselharam desde o começo de uma forma muito intensiva e desenvolveram a solução ideal juntamente conosco", explica Chen Jianyun da Xinjiang Jianyun Engineering Co. Ltd. O proprietário preza muito pelo trabalho em parceria assim como a confiabilidade do minerador de Surface Mining em ação.

Nas conversas preliminares era importante conhecer primeiramente as condições. Para a superfície de mineração de 2 x 300 x 35 m, a máquina procurada deveria ser o mais ágil possível. Além disso, o operador queria aumentar a produção de 3.000 t diárias para 7.000 t/dia. Somente assim foi possível satisfazer a enorme demanda do principal cliente - uma central de energia térmica e uma fábrica de fertilizantes em construção. O equipamento deveria ser correspondentemente forte. Além disso, o carvão é extremamente frágil e de fácil granulação, por isso a formação de pó é muito grande. Diversas exigências relativas ao tamanho das partículas do material cortado deveriam ser consideradas no planejamento, além dos flocos de carvão com espessuras entre 1,3 m e 10,63 m.

"Assim que os pré-requisitos estavam conhecidos, nós recomendamos ao nosso cliente a utilização do novo Surface Miner 2200 SM 3.8. Com o mesmo conceito de máquina da 2200 SM/3800, a capacidade de produção é significantemente cerca de 25% mais alta e o consumo específico de combustível é cerca de 15% menor", diz Bernhard Schimm, o gestor da divisão de mineração, Wirtgen GmbH. A máquina mais desenvolvida extrai rochas macias de forma seletiva com mais desempenho e eficiência - ela foi desenvolvida exatamente para isso. "Nós estudamos de forma precisa os resultados da instalação de teste do protótipo da nova geração de rolos 3.8 em uma mina de carvão e verificamos que o 2200 SM 3.8 satisfaz perfeitamente as nossas necessidades", diz Chen Jianyun.

O 2200 SM 3.8 possui uma largura de corte de 3,8 m e uma profundidade de corte de até 350 mm.

O 2200 SM 3.8 possui uma largura de corte de 3,8 m e uma profundidade de corte de até 350 mm.

Extração seletiva: Alta qualidade com a máxima potência

A parte principal do pacote de energia é o agregado de corte com 3,8 m de largura provido de propriedades inovadoras. Ele corta carvão ou sal até uma resistência à compressão de 35 MPa e coloca o material em três faixas (método Windrow) atrás da máquina. O resultado é o maior desempenho de corte possível com uma utilização ideal da potência do motor. Outros efeitos positivos são um menor consumo específico de combustível, uma utilização otimizada do formão e uma quantidade mínima de grãos finos através do transporte suave do material. Graças à pressão da rotação dos rolos em combinação com uma redução da profundidade de corte e da velocidade de condução, a estrutura de tamanho de grão pode ser otimizada no local e a quantidade de grãos finos pôde ser reduzida em mais 10%. Duas chapas laterais articuláveis hidraulicamente vedam a unidade de rolos confiavelmente de forma que, com o auxílio do agregado fechado de todos os lados, a formação de poeira é reduzida significativamente durante o corte. Além disso, a máquina mineradora é provida de uma chapa adicional de proteção contra poeira para esta aplicação.

Que as medidas ajudam na redução da formação de poeira já foi percebido durante o teste prático de seis dias. Na operação de mineração, o acionamento mecânico dos rolos de corte com três cintas de força se distingue também através de um maior grau de eficiência. A transmissão de energia quase sem perdas garante uma maior eficiência e um enorme desempenho diário com uma manutenção simples. A máxima potência com corte seletivo dos flocos de carvão é garantida pelas três aberturas para saída do material na placa de raspagem, que possibilitam o despejo de grandes quantidades de rochas cortadas no método Windrow. Carregadeiras de rodas transportam o material em caminhões independentemente do processo de corte.

O Surface Miner 2200 SM 3.8 trabalha com o método Windrow: Após o corte, ele coloca o material em três faixas atrás da máquina.

O Surface Miner 2200 SM 3.8 trabalha com o método Windrow: Após o corte, ele coloca o material em três faixas atrás da máquina.

Economizar tempo quando se torna estreito

Especialmente sob as estreitas condições locais na mina de carvão Yihua Xinjiang, o 2200 SM 3.8 pode mostrar suas vantagens. O largo ângulo de rotação do leve sistema de rotação hidráulico que leva a todas as esteiras garante um pequeno raio de rotação de somente 2,5 m. Mesmo o modo de rotação de caranguejo possibilita manobras rápidas. A isso soma-se a grande distância ao solo através de transportadores que facilitam a utilização sobre terrenos irregulares, transportes para trás ou carregamento de máquinas. Além disso, o bloqueio diferencial hidráulico ajustável garante tração ideal sobre qualquer terreno. As enormes capacidades de subida e de inclinação longitudinal do Surface Miner possibilitam a utilização mesmo em terrenos difíceis e a criação de vias de acesso e rampas separadas na mina. Assim, o 2200 SM 3.8 é um equipamento de trabalho valioso além da extração de material também para o alinhamento.

Serviços no local 24h por dia, 7 dias por semana

Geralmente, Surface Miner estão em ação 24h por dia. Na mina de carvão em Zhundong, o 2200 SM 3.8 trabalha 330 dias por ano, 24h por dia. Um fornecimento confiável com peças de substituição originais e a utilização dos técnicos de serviço Wirtgen que possuem formação atualizada são, portanto, extremamente importantes, como sabe Chen Jianyun: "Cada minuto que o Surface Miner não trabalha, custa dinheiro e diminui o nosso lucro. Saber que nós poderíamos confiar no suporte da Wirtgen todo o tempo, foi para nós um critério decisivo na escolha de nosso parceiro."

EN FR ES PT