Precisão em pavimentação de concreto com as pavimentadoras SP 1500 e SP 1500 L da Wirtgen

Eurovia GmbH utiliza pavimentadoras de concreto da Wirtgen na ampliação das rodovias federais alemãs. Nos trabalhos de ampliação da BAB A9, no estado da Turíngia, Alemanha, era necessário cumprir requisitos de qualidade especiais.

A BAB A9 passa pelos estados de Brandenburgo, Alta Saxônia, Saxônia, Turíngia, Baviera, conectando as metrópoles alemãs Berlim e Munique, num comprimento total de 529 quilômetros.

Para realizar a ampliação da A9 no trecho entre Triptis e Schleiz, num comprimento de aproximadamente 19 quilômetros, foi firmado pela primeira vez um novo modelo de parceria público-privada. Ao contrário do que ocorre nos modelos anteriores, a remuneração irá depender da qualidade do serviço. Na prática, isso significa que deficiências de qualidade e restrições de disponibilidade resultam na redução do pagamento fornecido à empreiteira pela união.

Assim, o consórcio responsável pela realização dos trabalhos, sob a liderança da Eurovia GmbH, dá importância especial ao quesito qualidade. A Eurovia GmbH será responsável pelas atividades de planejamento, construção e operação do trecho pelos próximos 20 anos, disponibilizando o mesmo à união.

Daniel Böhnke (à direita), gerente de obras na Eurovia, e Martin Datzert, especialista de vendas e aplicações de pavimentadoras de concreto na Wirtgen, discutem a utilização da A9 na Turíngia.

Daniel Böhnke (à direita), gerente de obras na Eurovia, e Martin Datzert, especialista de vendas e aplicações de pavimentadoras de concreto na Wirtgen, discutem a utilização da A9 na Turíngia.

Para garantir alta capacidade de carga e durabilidade, bem como nivelamento e aderência perfeitos do revestimento da pista durante todos esses anos, a Eurovia GmbH utiliza as vantagens das coberturas de concreto. A construção da superfície em concreto com agregado exposto reduz o ruído da estrada em até dois decibéis.

Além do fato de o concreto ser de aplicação universal, fácil de processar e estar disponível em toda parte, os revestimentos de concreto se destacam pelas vantagens claras que oferecem: devido à capacidade de carga elevada e à resistência a deformação, impedem a formação de sulcos, aumentando os intervalos entre as manutenções necessárias.

Isso é de grande importância, principalmente tendo em conta a sobrecarga cada vez mais elevada das vias de longa distância pelo tráfego pesado.

Conjunto de pavimentação: SP 1500 e SP 1500 L

Seis pistas num comprimento de 19 quilômetros: isso resulta em uma área de 550 quilômetros quadrados, exigindo aproximadamente 165.000 metros cúbicos de concreto. Para isso, a Eurovia GmbH aposta no conjunto de pavimentação composto pelas pavimentadoras de concreto SP 1500 e SP 1500 L da Wirtgen.

A moderna conjunto pavimentador de concreto da Wirtgen GmbH, composto por duas pavimentadoras independentes entre si, insere a pista de concreto de duas camadas em uma só passada.

A moderna conjunto pavimentador de concreto da Wirtgen GmbH, composto por duas pavimentadoras independentes entre si, insere a pista de concreto de duas camadas em uma só passada.

O conjunto instalará, em uma só passada, a pista de concreto de duas camadas na A9, com um rendimento diário de 400 - 500 metros.

A base ficará a cargo da primeira pavimentadora. O concreto inferior, pavimentado pela SP 1500 L no nível e inclinação adequados, com 23 centímetros de espessura, é completamente compactado por vibradores internos elétricos. Enquanto isso, a SP 1500L insere as barras de ligação e tirantes. Isso resulta numa camada inferior homogênea para o concreto superior, com 7 centímetros de espessura.

A intensa parceria entre a Eurovia GmbH e a Wirtgen GmbH já existe há muitos anos. O diretor de obras Daniel Böhnke resume os motivos principais: "Para nós, a confiabilidade extremamente alta das máquinas é um fator decisivo. A consultoria de aplicação é excelente. Os técnico de assistência estão sempre imediatamente disponíveis em caso de problemas na obra."

Pavimentação com concreto fresco

Para garantir a melhor ligação possível entre as camadas inferior e superior de concreto, a pavimentação do concreto superior é feita logo em seguida. Por meio de uma tremonha receptora, o concreto superior é transportado em uma esteira para além da pavimentadora de concreto inferior e depositado em frente à segunda pavimentadora, a SP 1500. A SP 1500 distribui esse material por toda a largura com seu arado, insere o concreto superior no concreto inferior ainda fresco e realiza a compactação simultaneamente. A superfície ideal desejada é garantida pelas duas réguas de acabamento: durante o processo de pavimentação, uma régua transversal se movimenta transversalmente à pista e uma régua longitudinal no sentido do deslocamento, oscilando sobre a pista.

A pavimentação de concreto em duas camadas é um método extremamente econômico de pavimentação de rodovias. O rendimento diário do conjunto de máquinas da Wirtgen nesse projeto é de 400 – 500 m.

A pavimentação de concreto em duas camadas é um método extremamente econômico de pavimentação de rodovias. O rendimento diário do conjunto de máquinas da Wirtgen nesse projeto é de 400 – 500 m.

Imediatamente após a pavimentação, a pista de concreto é pulverizada em toda a sua amplitude por uma máquina de cura de textura TCM 1800. O produto aplicado evita, de forma eficaz, a evaporação rápida e a formação de fissuras.

As características da superfície da pista podem ser aprimoradas efetivamente através da utilização de diversos métodos de tratamento posterior, como por exemplo régua de acabamento transversal.

As características da superfície da pista podem ser aprimoradas efetivamente através da utilização de diversos métodos de tratamento posterior, como por exemplo régua de acabamento transversal.

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