Vibro-acabadoras da Série Plus

As vibro-acabadoras AF 5000 Plus (sobre esteiras) e AF 5500 Plus (sobre pneus), produzidas pela Ciber Equipamentos Rodoviários, em Porto Alegre, cidade localizada no Sul do Brasil, incorporaram inovações tecnológicas que aumentam a produtividade e a segurança. Uma das inúmeras vantagens da Série Plus é o sistema de automação inteligente.

As máquinas são empregadas em pavimentação urbana, aeroportos e obras rodoviárias municipais, estaduais e federais. Elas têm capacidade de aplica-ção de até 450t/h em pavimentos de 2 a 30 centímetros de espessura e de 1,9 a 5,3 metros de largura.

Os equipamentos possuem padronização geral de componentes, unificando assim a nova identidade de pavimen¬tadoras Ciber. As modificações no design do chassi objetivam atender as exigências das diversas aplicações em pavimentação como as bases estabilizadas utilizadas em bases e sub-bases. O novo design permite um alívio de tensões, tornando a distribuição de esforços mais uniformes do chassi.

O sistema de comando é totalmente inovador, moderno e com painel ergonômico, além de display para monitoramento das funções e gerenciamento por módulos controladores através do sistema tipo Canbus. As vibro-acabadoras da Série Plus ainda têm um toldo protetor, que protege o operador dos raios solares, composto de um material resistente, com avanços laterais para proteger completamente a área de operação.

Outra característica que acompanha o modelo é o sistema de transporte de material (caracóis e transportadores). “O recurso oferece controle variável de velocidade, caracóis com 380 milímetros de diâmetro, mancais e rolamentos de alta capacidade de carga e lubrificação externa. Entre as vantagens desse recurso, podem-se destacar o excelente controle de fluxo de massa, mais tecnologia e eficiência e a possibilidade de atender um número maior de aplicações de pavimentação” , explica Rodrigo Pereira, da Engenharia de Marketing da Ciber..

Agregando valor

Os sistemas opcionais são utilizados conforme as exigências de cada obra. O nivelamento ultrassônico e a lubrificação automática são alguns dos opcionais disponibilizados para agregar valor à máquina. A nova metodologia de lubrificação, por exemplo, traz benefícios importantes como: controle absoluto sobre o processo de lubrificação, eliminação de riscos de contaminação, diminuição dos custos de produção, manutenção e mão-de-obra, redução do desgaste e aumento da vida útil dos componentes, abreviando o tempo de parada para lubrificação e proporcionando maior produtividade.

A série Plus conta com um sistema de automação inteligente com três controladores microprocessados projetados especialmente para operação em equipamentos tipo “Off Road” (fora de estrada). Estes componentes monitoram e controlam todas as funções por meio de um display gráfico que, além de informar em tempo real os dados e parâmetros do equipamento, através de uma interface amigável, indica ao operador como agir em eventuais falhas de componentes e em situações de emergência, de forma rápida e objetiva. Os componentes de automação estão interligados por meio de uma rede de alta velocidade, tornando a operação muito mais precisa e confiável.

Em operação

As vibro-acabadoras da Ciber estão em operação nas obras do novo aeroporto internacional de Natal (Rio Grande do Norte), cidade localizada no Nordeste brasileiro. Até o momento, foram aplicados base e sub-base em 45 mil m³, o que significa 45% do total previsto para esta etapa. “Já foram lançadas aproximadamente 10 mil toneladas de massa asfáltica”, informa Rodrigo Pereira.

O aeroporto está sendo construído em São Gonçalo do Amarante, cidade limítrofe com Natal, e terá capacidade para movimentar anualmente 40 milhões de passageiros a partir de 2020. A inauguração está prevista para 2009. Esta primeira etapa terá, além do acesso, um terminal de carga, pátio, pista de pouso e decolagem, com três mil metros de extensão e 45 metros de largura. A idéia é torná-lo um verdadeiro complexo aeroviário, com espaço reservado, inclusive, para hotéis e parques temáticos.

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