Mineradora Wirtgen atua na extração de bauxita em Paragominas – PA – Brasil

A Mina de Paragominas

A mineração em Paragominas, no Pará, tem como objetivo extrair bauxita, elemento utilizado na produção de alumínio. A ope- ração começou em março de 2011 e segue até agora. Desde o início, a Mineradora de Superfície Wirtgen modelo SM 2500, que produz 800 t/h e tem profun-didade de trabalho de até 650 mm, atua no local.

Entre as características da mina está a capacidade de produção nominal anual de 9,9 milhões de toneladas. O período sazonal das chuvas na região Amazônica, uma característica natural da região, impõe um ritmo de extração mais acelerado no período não chu- voso. Por isso, a Mineração Paragominas S.A., responsável pela obra, optou por utilizar o equipamento do Grupo Wirtgen, que otimiza os processos e au- menta a capacidade produtiva da mina.

Economia e Eficiência

A SM 2500 dispensa o uso de escavadeiras ou pás carrega- deiras, diminuindo o número total de equipamentos. Além disso, é capaz de levar o material triturado diretamente para o veículo transportado, reduzindo o consumo de pneus e combustível dos equipamentos que seriam utilizados em outro método e elimina o uso de explosivos o que conseqüentemente reduz os ruídos. O equipamento traz ainda vantagens ecológicas, como por exemplo, deixa as superfícies limpas e bancadas estáveis sem acúmulos de água e a preserva os recursos naturais e respeita a qualidade de vida da comu- nidade.

O gerente-geral da Mineração Paragominas, Agnus Delagado, falou sobre a importância da mineradora para a execução do processo em Paragominas: “Ela articula dinamismo econômico e práticas ambientalmente corre- tas. Esse é um dos principais desafios enfrentados pela com- panhia e marca de sua gestão”.

Suporte ao Produto

Para suporte ao equipamento durante a obra, a Deltamaq, revendedor da Ciber e Grupo Wirtgen na região, possui filial in loco para prestar assistência técnica e atendimento na área de manutenção e operação. Atu- almente, a equipe conta com profissionais de engenharia e me- cânica.

Além disso, foram realizados in- vestimentos em capacitação pro- fissional da equipe que atua no local. Os profissionais foram levados até a fábrica da Wirtgen na Alemanha para adquirir conhe- cimento sobre a mineradora. Técnicos da Ciber também estão presentes no local prestando suporte, além de um especialista do Grupo Wirtgen que auxilia no processo.

Análise

Os dados relativos à operação são medidos e avaliados pela equipe de engenharia da Norsk Hydro ASA – companhia norueguesa que controla a empresa Mineração Paragominas S.A. – e alguns da- dos de operação são coletados em paralelo e enviados à Wirtgen.

EN FR ES PT