Inteligência de confiança: fresadoras de grande porte F-Series

A nova geração de fresadoras de grande porte confere à Wirtgen, especialista em fresagem a frio, uma evolução sustentável no quesito eficiência. As máquinas inteligentes da “F-Series” ajudam o operador a manter o equilíbrio ideal entre desempenho, qualidade e custos. Assim, as fresadoras de grande porte da Wirtgen contribuem inovativamente para a digitalização na reforma de rodovias. Os modelos W 210 Fi, W 200 Fi e W 200 F começam a ser comercializados na Bauma 2019.

Graças às larguras de trabalho flexíveis entre 1,5 m e 2,5 m e profundidades de fresagem de até 330 mm, as novas fresadoras de grande porte da Wirtgen cobrem um amplo espectro de aplicação, incluindo reparo de camadas de revestimento, remoção completa do material e trabalhos de fresagem fina. Dependendo do modelo, são oferecidas potências de motor até 563 kW.

Com o conceito CONNECTED MILLING, a Wirtgen dá um salto em termos de digitalização, automação e documentação da fresagem. CONNECTED MILLING significa o fluxo direto de informações entre máquina, operador, oficina e central de fornecimento. Para isso, a Wirtgen utiliza a infraestrutura da WITOS, a solução de telemática do Wirtgen Group. Elementos inovadores do CONNECTED MILLING são o sistema de assistência inteligente MILL ASSIST e o sistema preciso de determinação de desempenho de fresagem PERFORMANCE TRACKER (WPT) da Wirtgen.

Potente: a nova fresadora de grande porte Wirtgen W 210 Fi é a maquina para uso profissional com maior desempenho de fresagem.

Potente: a nova fresadora de grande porte Wirtgen W 210 Fi é a maquina para uso profissional com maior desempenho de fresagem.

MILL ASSIST: menor consumo, mais desempenho, melhor qualidade

As condições em constante modificação dos canteiros de obra obrigam os operadores de fresadoras a reajustar constantemente parâmetros das máquinas como velocidade de giro do tambor fresador, volume de água, velocidade de fresagem, etc. Para obter o resultado ideal, o operador interfere no processo manualmente de acordo com as características da superfície fresada – uma tarefa extremamente desafiadora devido à complexidade envolvida.

A nova geração de fresadoras de grande porte da Wirtgen conta com o primeiro conceito de máquina inteligente capaz de implementar, de forma autônoma, as especificações de desempenho e qualidade do operador de maneira ideal. Com base numa análise integrada de todos os parâmetros, o processo de fresagem é mapeado digitalmente e simulado em tempo real. Assim, no modo automático, o inovador sistema de controle MILL ASSIST sempre configura a relação operacional mais favorável em termos de desempenho de fresagem e custos operacionais. A máquina reage a condições em mutação de forma inteligente e dinâmica. Dessa forma, o operador tem muito menos trabalho para melhorar o desempenho da máquina e o consumo de diesel, água e brocas é reduzido substancialmente, assim como as emissões de CO2 e ruído.

Transmissão powershift de duas marchas DUAL SHIFT para máquina profissional W 210 Fi

A nova transmissão powershift de duas marchas, controlada automaticamente pelo MILL ASSIST, permite utilizar um espectro bem mais amplo de velocidades de giro do tambor fresador. Além disso, o motor a diesel é de categoria moderna, com torque forte a partir de 1.300 rpm. Isso garante um menor consumo de diesel e uma menor emissão de ruído.
A combinação entre motor a diesel e o sistema de controle inteligente da transmissão powershift de duas marchas amplia para cima e para baixo a faixa de velocidades de giro do tambor fresador. Isso permite reduzir o consumo de combustível e o desgaste das brocas na faixa inferior de velocidade de giro do tambor fresador. Na faixa superior de velocidade de giro do tambor fresador, é possível obter alta qualidade de fresagem mesmo ao fresar grandes áreas. Isso torna a máquina profissional W 210 Fi ideal para trabalhos de fresagem especialmente complexos.

Qualidade: o sistema automático de nivelamento LEVEL PRO ACTIVE da Wirtgen, totalmente integrado na fresadora, garante uma superfície de fresagem nivelada e de acordo com o perfil.

Qualidade: o sistema automático de nivelamento LEVEL PRO ACTIVE da Wirtgen, totalmente integrado na fresadora, garante uma superfície de fresagem nivelada e de acordo com o perfil.

WPT disponível também para fresadoras de grande porte produzidas a partir de 2010

O Wirtgen PERFORMANCE TRACKER é o complemento ideal para a solução de telemática WITOS do Wirtgen Group e oferece um sistema transparente de detecção do desempenho de fresagem. Ao final dos trabalhos de fresagem, um relatório de medição em formato Excel e PDF é gerado automaticamente e enviado por e-mail, por exemplo, à central de gestão de obras do operador da máquina. Além da nova F-Series, todas as fresadoras de grande porte da Wirtgen produzidas a partir de 2010 poderão ser equipadas com WPT.

Interface homem-máquina otimiza a operação confortável

O novo conceito de operação desenvolvido otimiza a comunicação completa entre homem e máquina. Através de um software desenvolvido sob medida para as necessidades da fresagem a frio, a máquina fornece ao operador todos os dados importantes sobre o processo de fresagem e o estado da fresadora. Antes, três displays eram necessários para exibir as informações; agora, estas podem ser mostradas ao operador de maneira rápida e clara por meio de um único display no painel de controle. Assim, o operador tem sempre em mãos todos os parâmetros relevantes, podendo monitorar e conduzir a máquina ao mesmo tempo. A operação ocorre de forma intuitiva e muito ergonômica. Todas as funções e estados da máquina podem ser acessados através do painel de controle grande de 7 polegadas. Um painel de controle de 5 polegadas que também pode ser instalado do lado direito ou esquerdo da máquina permite controlar todos os processos de nivelamento LEVEL PRO ACTIVE. Além disso, podem ser integrados na plataforma do operador até dois painéis de controle de 2 polegadas com teclas de favoritos. Eles ajudam o operador da máquina a utilizar as funções de controle básicas de maneira especialmente confortável.

Sistema de nivelamento preciso LEVEL PRO ACTIVE com novas funções automáticas

Graças à integração total do LEVEL PRO ACTIVE ao controle da máquina, funções importantes da máquina são diretamente vinculadas entre si, garantindo resultados de fresagem precisos. Ao mesmo tempo, o sistema de nivelamento oferece diversas funções automáticas e adicionais que diminuem o trabalho do operador.
Por exemplo, a elevação da máquina para passar sobre uma tampa de bueiro possibilita executar processos de trabalho com mais rapidez. O posicionamento de uma segunda faixa de fresagem também é auxiliado de forma ativa e precisa pelo LEVEL PRO ACTIVE. O resultado é uma qualidade nitidamente maior da superfície de fresagem.

Nova plataforma do operador: o teto protetor com ajuste de altura vertical hidráulico das fresadoras de grande porte da Wirtgen pode ser ajustado de forma individual, conforme a aplicação e as condições climáticas. Além disso, a plataforma do operador pode ser ampliada em mais de 20 cm à direita, ultrapassando a borda da máquina.

Nova plataforma do operador: o teto protetor com ajuste de altura vertical hidráulico das fresadoras de grande porte da Wirtgen pode ser ajustado de forma individual, conforme a aplicação e as condições climáticas. Além disso, a plataforma do operador pode ser ampliada em mais de 20 cm à direita, ultrapassando a borda da máquina.

Troca mais simples e rápida do tambor fresador, em apenas 15 minutos

Quanto mais simples e rápida for a troca de um tambor fresador, mais rapidamente a fresadora a frio poderá ser recolocada em operação e gerar lucro. Com o Multiple Cutting System (MCS) opcional, a troca de tambores fresadores de mesma largura de fresagem com distâncias entre linhas diferentes é possível em apenas 15 minutos e sem ferramentas adicionais – algo inovador e exclusivo no setor.

Primeiro, a porta lateral se abre hidraulicamente. O tambor fresador é fixado com um parafuso central. Em seguida, uma ferramenta de extração fornecida é posicionada e o parafuso é solto por meio do dispositivo de rotação do tambor fresador, com o toque de um botão. Depois disso, o operador só precisa remover o parafuso e retirar o tambor fresador.

A simplificação da troca de tambores fresadores com distâncias entre linhas diferentes, específicos para cada aplicação, tem diversas vantagens. Ela não apenas aumenta a produtividade da máquina; a troca por um tambor fresador ideal para a aplicação também reduz significativamente os custos relacionados a desgaste. Além disso, os clientes da Wirtgen podem reagir de forma rápida e flexível aos requisitos em mutação das atividades diárias.

Troca do conjunto de fresagem inteiro em apenas 1 hora

Graças ao também novo conjunto de fresagem de troca rápida, também é possível utilizar conjuntos de fresagem com larguras de fresagem diferentes – 2,0 m, 2,2 m ou 2,5 m na W 210 Fi e 1,5 m, 2,0 m ou 2,2 m na W 200 Fi/W 200 F. O conjunto de fresagem pré-montado completo pode ser trocado em apenas uma hora.

Troca simples: graças ao novo Wirtgen Multiple Cutting System, a troca do tambor fresador ocorre em apenas 15 minutos.

Troca simples: graças ao novo Wirtgen Multiple Cutting System, a troca do tambor fresador ocorre em apenas 15 minutos.

EN FR ES PT