WITOS FleetView - Big data para equipamento de construção

O Wirtgen Group oferece suporte ao gerenciamento de frotas e serviços para as máquinas da Wirtgen, Vögele e Hamm com o sistema telemático inteligente WITOS FleetView. O WITOS Paving otimiza os processos de pavimentação na construção de estradas.

Em 2008, o número de objetos conectados à internet ultrapassou o número de pessoas na Terra. A internet das coisas se tornou um conceito. Até 2020, haverá 50 bilhões de objetos conectados.

Hoje mesmo, já estamos conectados com nossas «coisas»: Nossos carros, telefones celulares e até nossos refrigeradores possuem sensores integrados, software e conexões de rede que permitem que fiquemos conectados de maneiras que jamais teríamos imaginado há 15 anos atrás. Essa conectividade gerou uma imensa quantidade de dados, e isso afetou tudo que fazemos como consumidores e influencia até mesmo como a construção de estradas está mudando. Com o WITOS, os clientes do Wirtgen Group se beneficiam do Big Data das máquinas do Wirtgen Group. O Wirtgen Group conecta seus clientes não só com seu maquinário de construção, mas também com seus projetos de construção.

WITOS FleetView

O WITOS FleetView oferece diversas funcionalidades para a administração da frota de máquinas com as quais a utilização do equipamento técnico pode ser aumentado e os custos fixos podem ser reduzidos. Foi colocada uma ênfase especial na interface de usuário intuitiva e uma forma eficiente de programação. O pré-requisito técnico de uso é o WITOS Ready um pacote de transmissão de dados que consiste em uma Unidade de Controle Telemática (Telematic Control Unit – TCU), uma antena e um cartão SIM.

O módulo central do sistema de gerenciamento de frota é o WITOS FleetView. Todo o maquinário licenciado é listado na visão geral da frota. O escopo das informações inclui todos os dados mestre e operacionais, bem como a localização atual e o histórico.

Todos os dados reportados pelas máquinas são listados na visualização de avarias. Além do código do erro, o sistema registra informações adicionais sobre a possível causa a fim de poder iniciar uma medida corretiva. Durante todo o ciclo de vida de uma máquina, todos os incidentes são registrados na visualização de histórico e podem, assim, ser consultados a qualquer momento.

Os clientes se beneficiam com o WITOS

A proteção de uso incorreto alerta o usuário quando uma máquina não é desligada após um período definido ou é removida da área de permanência permitida. O FleetView informa o usuário, independentemente da localização e horário, em qual localização e em qual condição as máquinas se encontram. Dessa forma, todo o maquinário pode ser localizado com um clique em um piscar de olhos. Não só situações de roubo ou vandalismo podem ser identificadas, mas as máquinas roubadas também podem encontradas novamente.

Os processos de programação e planejamento são simples devido aos relatórios de localização exata e, assim, o transporte desnecessário de máquinas é evitado. Por exemplo, os usuários do WITOS podem ver os níveis de água e combustível de suas máquinas. Em combinação com a localização atual da máquina em tempo real, o reabastecimento pode ser facilmente agendado e otimizado. Se diferentes operadores ou condutores compartilharem uma máquina, eles podem facilmente encontrar uma máquina por meio do WITOS depois de um fim de semana, por exemplo, sem incomodar seus colegas em seu tempo livre.

Ao examinar os dados de produção, tais como cargas do motor e rotas percorridas, os clientes podem analisar, melhorar ou confirmar que seus projetos estão bem encaminhados. Se necessário, máquinas e recursos adicionais podem ser agendados para trabalhos específicos.

Aumentar a eficiência

O WITOS FleetView simplifica todo o processo de manutenção e alivia consideravelmente o usuário de um trabalho de rotina entediante em suas atividades diárias. As mensagens de erro e avaria detalhadas oferecem ao usuário informações sobre manutenção proativa e contato direto com as filiais ou distribuidores do Wirtgen Group. Além disso, o sistema «lembra» o usuário da próxima manutenção, para que as datas de serviço possam ser combinadas a tempo e as paradas possam ser reduzidas. O portal on-line oferece acesso à documentação de manutenção com apenas alguns cliques.

O WITOS também pode ser conectado a um SmartService de acordo de serviços. Os técnicos de serviço e manua tenção do Wirtgen Group podem, assim, acessar os dados de manutenção e reparo da máquina on-line, tornando o trabalho de manutenção ainda mais eficiente. A velocidade de resposta é elevada caso uma máquina apresente falhas, e as paradas são reduzidas.

O WITOS Paving otimiza os processos e aumenta a qualidade

A crescente pressão de custos e as demandas por maior qualidade de pavimentação e uma vida útil mais longa tornam cada vez mais importante a exploração do potencial não utilizado do processo de construção. É exatamente aqui que o WITOS Paving entra em cena. A solução da Vögele para a otimização de processo e documentação garante melhor planejamento e mais transparência, possibilitando, assim, uma resposta específica e mais rápida aos problemas nos processos essenciais relacionados à pavimentação asfáltica.

O WITOS Paving conecta os operadores das usinas de asfalto, os motoristas de caminhões da equipe de transporte e toda equipe de pavimentação no local. O sistema oferece um panorama abrangente do projeto de construção atual aos encarregados de planejamento e gerentes das unidades. Graças ao fato de que todos os dados estão disponíveis em tempo real, todas as pessoas envolvidas podem reagir com mais rapidez e eficiência a desvios de planejamento e mau funcionamento.

O melhor disso tudo: O WITOS Paving está em constante aprendizagem – assim como as empresas de construção que trabalham com ele. Após a conclusão de um projeto de construção, os projetos podem ser analisados e documentados com o WITOS Paving. Com base nos dados coletados, podem ser obtidas informações para otimizar trabalhos futuros. Trabalhar com o WITOS Paving aumentará drasticamente a lucratividade geral dos projetos de construção de estradas em médio e longo prazo.

EN FR ES PT