Recicladora Wirtgen 3800 CR: 100 milhas – dia e noite

Em San José/EUA, a reciclagem a frio in-situ com uma recicladora 3800 CR da Wirtgen comprova ser uma solução econômica.

Tempo é dinheiro. Um princípio que se aplica especialmente na construção de vias. O aproveitamento da tecnologia utilizada é muito importante para obter economia. Assim, é uma grande vantagem quando uma máquina pode ser usada de maneira flexível.

Como a recicladora 3800 CR da Wirtgen, que trabalha na reciclagem a frio em operação upcut e downcut, ou como fresadora de alto desempenho. Graças às suas opções de aplicação versáteis, a recicladora atende a especificações de construção individuais, conforme a aplicação ou as exigências do processo de licitação.

Processo upcut da WIRTGEN: o rotor de mistura e fresagem trabalha no sentido contrário ao deslocamento e garante alta produtividade.

Processo upcut da WIRTGEN: o rotor de mistura e fresagem trabalha no sentido contrário ao deslocamento e garante alta produtividade.

Na Califórnia, conhecida como “Golden State” (“Estado Dourado”), a máquina com 950 HP de potência repara as vias de trânsito principais de San José, num total de 100 milhas in-situ (no local) – em conjunto com uma pavimentadora de esteiras Vögele, através do processo conhecido como Rear Load (carregamento traseiro). Nesse método, a 3800 CR se desloca para trás, extrai as camadas de asfalto danificadas através do processo downcut e transfere o material reciclado para a pavimentadora.

Processo downcut eleva qualidade da pavimentação

A MCK Services Inc., empresa executora da obra, escolheu esse processo para obter uma qualidade de pavimentação especialmente alta. No processo downcut desenvolvido pela Wirtgen, o tambor fresador da recicladora gira no sentido de deslocamento, e não no sentido contrário, como seria no processo upcut. Isso possibilita um controle preciso do tamanho dos pedaços durante o tratamento do material – principalmente de rodovias asfaltadas muito quebradiças, finas e velhas.

Processo downcut da WIRTGEN: o rotor de fresagem e mistura trabalha no sentido de deslocamento. Isso evita a quebra de pedaços grandes.

Processo downcut da WIRTGEN: o rotor de fresagem e mistura trabalha no sentido de deslocamento. Isso evita a quebra de pedaços grandes.

Nova resistência a carga para as ruas de San José

O mesmo ocorre na W Campbell Avenue, uma das principais ruas de San José, no coração do Vale do Silício. Aqui, a recicladora a frio da Wirtgen realiza primeiro, com a confiança usual, a fresagem da camada de asfalto danificada de 10 cm, numa largura de 3,80 m, granula-a e mistura o cimento pré-espalhado (1%).

Dois caminhões-tanque alimentam a recicladora com betume quente e água, através de mangueiras acopladas. Obtém-se espuma de asfalto através da adição de ar comprimido. Barras de pulverização controladas por microprocessador garantem a adição precisa de espuma de asfalto – nesse caso, 2,5 % – no compartimento de mistura, onde ela é processada de forma ideal junto com o material granulado. Pinos ejetores posicionados no rotor transferem o material misturado à esteira transportadora da 3800 CR.

O rotor de mistura e fresagem da WIRTGEN 3800 CR granula as camadas de asfalto numa profundidade de até 18 cm. Ao mesmo tempo, o cimento é misturado e as barras de pulverização injetam água e emulsão betuminosa/espuma de asfalto na câmara de mistura. O material processado é conduzido pela correia de carregamento diretamente ao reservatório receptor da pavimentadora VÖGELE, que o aplica de acordo com o perfil e a posição. Em seguida, a compactação é realizada por rolos da HAMM.

O rotor de mistura e fresagem da WIRTGEN 3800 CR granula as camadas de asfalto numa profundidade de até 18 cm. Ao mesmo tempo, o cimento é misturado e as barras de pulverização injetam água e emulsão betuminosa/espuma de asfalto na câmara de mistura. O material processado é conduzido pela correia de carregamento diretamente ao reservatório receptor da pavimentadora VÖGELE, que o aplica de acordo com o perfil e a posição. Em seguida, a compactação é realizada por rolos da HAMM.

Enquanto isso, o tráfego na altura do Starbright Theater, esquina com Fulton Street, flui inabalado ao lado dos equipamentos de reciclagem, uma vez que o reparo é feito numa só passada, sem entrada e saída de caminhões. Além de aumentar a segurança, isso alivia enormemente a rede viária.

O conceito da máquina Wirtgen 3800 CR prevê a potência máxima para executar rapidamente a medida de recuperação. Para isso, o sistema de carregamento também oferece uma capacidade de alimentação extremamente alta. Através da correia articulada e com ajuste de altura, o material é rapidamente transferido para o depósito da pavimentadora de esteiras, que reaplica a mistura numa espessura de 10 cm e realiza a pré-compactação desta. O rolo compactador tandem HD+ 110 VVHF e o compactador de pneus GRW 280i da HAMM realizam a compactação final para obter uma estrutura de superfície fechada e nivelada.

Eficiência de custos e cuidado com o meio ambiente

Após 100 milhas e – graças à reciclagem a frio in-situ – um curto tempo de construção, o superintendente da MCK Services, Bob Garrigan, está satisfeito: “Com a Wirtgen 3800 CR, conseguimos atender completamente às especificações técnicas de processo e financeiras da cidade de San José.”

Uma das particularidades do projeto em San José foi que os canteiros de obras eram distribuídos transversalmente na área central da grande metrópole. Sem problemas, pois o transporte da recicladora a frio 3800 CR da WIRTGEN é feito tranquilamente por caminhão plataforma.

Uma das particularidades do projeto em San José foi que os canteiros de obras eram distribuídos transversalmente na área central da grande metrópole. Sem problemas, pois o transporte da recicladora a frio 3800 CR da WIRTGEN é feito tranquilamente por caminhão plataforma.

No fim, os números falam por si: somente as 9.600 (90%) horas de caminhão dispensadas já reduziram nitidamente a emissão de CO2 e o consumo de combustível, bem como o trânsito do canteiro de obras nas vias, percorridas diariamente por algo entre 12.000 e 35.000 veículos. Assim, a cidade economizou aproximadamente 1,5 milhões de dólares.

O parecer de Frank Farshidi, gerente de projetos da cidade de San José, também foi positivo: “A reciclagem a frio cumpre os mais altos requisitos de qualidade, é altamente econômica e ecológica, e atrapalha minimamente o trânsito.”

Dados da obra

Reparo das vias urbanas principais e secundárias em San José, Califórnia
Custos: 13.703.110 dólares
Área das obras: 224.000 m²
Parâmetros de trabalho  
Largura das obras: 3,80 – 4,90 m
Espessura de pavimentação: 10 cm
Material  
Quantidade aplicada: 50.545 t de asfalto
Parcela de espuma de asfalto: 2,5 %
Parcela de cimento: 1 %
Teor de umidade ideal: 5–7 %
Máquinas utilizadas  
Wirtgen Recicladora a frio 3800 CR
Vögele Pavimentadora VISION 5200-2i
Hamm Rolo compactador tandem HD+ 110 VV HF
Hamm Compactador de pneus GRW 280i-20