Itália: tecnologia de fresagem moderna para um dos mais famosos circuitos de motovelocidade do mundo

Pesaresi Giuseppe SpA utiliza as tecnologias líderes da WIRTGEN e da Trimble para tornar o Misano World Circuit “Marco Simoncelli” mais rápido e seguro. Em menos de 3 semanas, todas as irregularidades foram removidas da pista, que ficou pronta para novas e espetaculares competições de motovelocidade.

O Misano World Circuit “Marco Simoncelli” é um circuito de motovelocidade na cidade italiana de Misano Adriatico, em Emilia-Romagna, na Riviera adriática, poucos quilômetros ao sul de Rimini, capital da província. Os World Superbike Championships são realizados aqui regularmente desde 1991 e, desde 2007, também o Grand Prix de San Marino.

Quando a Santa Monica SpA abriu a concorrência para a reforma da pista, era necessário construir dois novos trechos. Além disso, desejava-se tornar todo o percurso mais seguro e veloz.

Wirtgen utiliza tecnologia 3D no Misano World Circuit.

Wirtgen utiliza tecnologia 3D no Misano World Circuit. (Foto Trimble)

WIRTGEN e Trimble no páreo

O responsável pela otimização da pista foi Jarno Zaffelli, proprietário da Dromo Italian Applied Circuit Design, um dos maiores especialistas mundiais em design de circuitos de corrida. A execução dos trabalhos ficou a cargo da Pesaresi Giuseppe SpA, uma empresa de Rimini especializada em projetos de construção de vias há mais de 50 anos.

O objetivo era aplicar aproximadamente 5.000 toneladas de revestimento novo – uma tarefa para 80 trabalhadores e 50 veículos. As exigências eram altas: além de alterar a inclinação transversal e longitudinal da pista, era necessário remover todas as ondulações e outras irregularidades. Para atingir a precisão exigida, a utilização de tecnologias 3D já estava expressamente prevista nas especificações técnicas, tanto para a fase de planejamento quanto para a de execução.

A SPS930 Universal Total Station da Trimble é ajustada conforme o prisma ativo da fresadora a frio da Wirtgen. Assim, a profundidade de fresagem pode ser ajustada milimetricamente.

A SPS930 Universal Total Station da Trimble é ajustada conforme o prisma ativo da fresadora a frio da Wirtgen. Assim, a profundidade de fresagem pode ser ajustada milimetricamente. (Foto Trimble)

Para remover todas as irregularidades da pista, era necessário ajustar a profundidade milimetricamente durante a fresagem. Só assim é possível garantir uma superfície absolutamente plana do trecho durante a pavimentação. Por isso, a Pesaresi Giuseppe escolheu utilizar sua fresadora a frio da WIRTGEN W 210 junto com uma solução 3D da Trimble.

Fresagem “inteligente”: W 210 com PCS900 oferece o resultado perfeito

Após a medição do terreno em conjunto com uma empresa de topografia e engenharia civil, o perfil 3D exato do terreno foi criado e carregado para a fresadora a frio W 210 da WIRTGEN. Equipada com o sistema de controle Trimble PCS900, a W 210 obteve uma precisão milimétrica na fresagem da superfície de asfalto utilizando o perfil 3D.

As operações de fresagem ininterruptas, graças à passagem de uma estação total à outra com a tecnologia Hot Swap, evitam o aparecimento de irregularidades causadas por paradas da máquina

As operações de fresagem ininterruptas, graças à passagem de uma estação total à outra com a tecnologia Hot Swap, evitam o aparecimento de irregularidades causadas por paradas da máquina. (Foto Trimble)

A transição entre as estações totais individuais foi feita através da tecnologia “Hot Swap” da Trimble, para realizar os trabalhos de fresagem sem interrupção. Assim, foi possível garantir que não surgissem mais irregularidades na pista devido a paradas da máquina.

A fresadora a frio W 210 da WIRTGEN é ideal para a execução rápida e econômica desse tipo de obra: dotada de conjuntos de fresagem com largura de trabalho de 1,50 m, 2,0 m ou 2,20 m, bem como velocidades de rotação ajustáveis do tambor fresador, a fresadora de grande porte compacta pode ser flexivelmente ajustada às circunstâncias do local em qualquer momento. A alta potência de fresagem, a excelente agilidade e o conceito de acionamento com 2 motores a diesel que consomem pouco combustível garantem uma enorme economia em todas as situações de trabalho.

Além disso, a utilização de tecnologias 3D acelera a execução da obra: uma vez que os caminhões não precisam se preocupar com fios esticados ou estacas, eles podem se mover pela área de forma mais fácil e rápida.

A fresadora a frio W 210 da Wirtgen é equipada com uma interface para sistemas 3D. Nesse projeto, foi utilizado o sistema PCS900 da Trimble.

A fresadora a frio W 210 da Wirtgen é equipada com uma interface para sistemas 3D. Nesse projeto, foi utilizado o sistema PCS900 da Trimble. (Foto Trimble)

Trabalhos concluídos com rapidez e sucesso

Em apenas 14 dias, os trabalhos foram concluídos e foi possível começar a asfaltar o trecho. 4 dias depois, a tarefa inteira foi entregue, com cumprimento do prazo e das especificações: a nova pista não apresenta mais quaisquer irregularidades. Além disso, os novos trechos da pista possibilitam a todos os espectadores nas arquibancadas uma visão melhor de todo o percurso. Assim, o caminho está livre para novas e espetaculares competições de motovelocidade em nível mundial.

Através da caixa de controle instalada na fresadora a frio da Wirtgen, a posição da fresadora a frio em relação ao projeto 3D ou à linha vertical definida pode ser vista a qualquer momento.

Através da caixa de controle instalada na fresadora a frio da Wirtgen, a posição da fresadora a frio em relação ao projeto 3D ou à linha vertical definida pode ser vista a qualquer momento. (Foto Trimble)

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