Mais avanços no conceito de equipamento móvel: misturador de reciclagem a frio KMA 220i da Wirtgen com maior produtividade

A KMA 220i reúne o know-how e a experiência de décadas em reciclagem a frio da Wirtgen GmbH. Desde a década de 1980, engenheiros estão fazendo pesquisas inovadoras no setor sobre o processo ecológico. Hoje, a Wirtgen ocupa uma posição de liderança no mercado, com seu portfólio de 9 máquinas e sistemas para aplicações de reciclagem a frio in-situ ou na planta. A linha conta com recicladoras sobre rodas e sobre esteiras, além de uma misturadora de suspensão e do sistema de laboratório WLB 10 S. A KMA 220i, mais novo modelo de misturador de reciclagem a frio da Wirtgen, comemora seu lançamento mundial na bauma 2016.

Reciclagem e beneficiamento rentáveis de material

A KMA 220 possui alto desempenho e potência de mistura de até 220 t/h, destacando-se na fabricação de mistura fria de alta qualidade a partir de materiais reciclados, em uma diversidade de aplicações. O desempenho de mistura ultrapassa até mesmo o de muitos equipamentos fixos de grande porte.

O conceito de sistema móvel resulta em uma estrutura simples e na economia de energia na produção de mistura próxima ao canteiro de obras. A KMA 220i é ecológica em todos os sentidos: as demoradas viagens de caminhão entre o local de produção de mistura e o canteiro de obras são reduzidas ao mínimo. Assim, os custos de combustíveis são nitidamente reduzidos. Além disso, não é necessário secar ou aquecer o material usado para produzir a mistura. Isso também significa uma redução nas emissões de CO2. Devido às constantes elevações nos preços de matérias-primas e energia, torna-se cada vez mais importante reciclar materiais extraídos de forma consistente e completa, bem como beneficiá-lo de forma cuidadosa e econômica. Com suas funções sofisticadas, a KMA 220i oferece às empresas de construção uma excelente oportunidade de explorar com sucesso os potenciais desse setor.

Incrível potência de mistura de 220 t/h

Integrado ao sistema compacto, um motor a diesel de 6 cilindros e 129 kW garante a potência adequada para o misturador móvel. Assim é possível, por exemplo, produzir uma carga de caminhão completa a cada 6 minutos, com 20 t de material reciclado a frio, com uma potência de 200 t/h. A produção contínua garante a alimentação confiável até mesmo de grandes pavimentadoras. O motor próprio torna a KMA independente de fontes de energia externas. O motor está alojado ecologicamente em uma carcaça com isolamento acústico e pode ser colocado em modo ecológico durante períodos inativos. Os baixos níveis de emissão permitem o funcionamento em áreas urbanas centrais.

A KMA alcança sua alta produtividade diária mantendo uma qualidade de mistura constantemente alta: um misturador contínuo de duplo eixo, com braços misturadores de baixo desgaste e pás de mistura ajustáveis de ferro fundido duro especial, garantem uma mistura homogênea de todos os materiais.

A KMA 220i pode produzir em lotes ou continuamente: com a esteira de descarga basculante, a mistura é carregada diretamente em caminhões ou produzida em montes. Devido à possibilidade de armazenamento prolongado, a mistura com espuma de asfalto é ideal para a produção em montes.

“Empacotada” compactamente para a próxima utilização: todos os componentes da KMA 220i estão a bordo do caminhão plataforma articulado; não é necessário desmontar e transportar separadamente outros componentes.

“Empacotada” compactamente para a próxima utilização: todos os componentes da KMA 220i estão a bordo do caminhão plataforma articulado; não é necessário desmontar e transportar separadamente outros componentes.

Transporte mais simples, montagem mais rápida: vantagens de tempo e custo

Com dimensões compactas – 13,40 m de comprimento (ou 14,71 m com a cabine), 2,50 m de largura e 4 m de altura – e o baixo peso total de aproximadamente 29.950 kg, a KMA 220i pode ser facilmente transportada de uma canteiro de obras a outro. Não é necessário ter autorização especial, uma vez que as dimensões de transporte cumprem as diretrizes internacionais de tráfego rodoviário. Todo o equipamento misturador está instalado sobre um caminhão plataforma articulado. O transporte do equipamento é realizado com um veículo de tração padrão, todas as conexões seguem as normas da indústria. Somente a rosca transportadora de cimento, a esteira de descarga e a cabine de operação são retraídas antes do acoplamento.

Não é necessária uma fundação para a montagem segura do sistema. Os estáveis suportes telescópicos dianteiros são estendidos manualmente. Suportes telescópicos hidraulicamente extensíveis estão instalados embaixo do tanque de água e entre os eixos, para suportar o peso da máquina. A cabine de operação, a esteira de descarga e a rosca transportadora de cimento podem ser posicionadas pressionando um botão. O conceito sofisticado de montagem e transporte do misturador de reciclagem a frio de alta mobilidade economiza tempo e custos para o operador, por exemplo trabalhadores adicionais para montar o sistema.

Todas as opções em tipos de mistura: ampla gama de aplicações

A grande vantagem da KMA é a versatilidade no processamento de diversos materiais não ligados: adicionando-se ligantes a diversas novas misturas granuladas e/ou materiais de reciclagem extraídos, obtêm-se misturas frias de alta qualidade. Pode-se usar como material de reciclagem material fresado e todos os materiais de revestimentos asfálticos.

"Usina de mistura" móvel com muitos campos de aplicação: a KMA 220i se adapta flexivelmente às condições locais e exige pouco espaço.

"Usina de mistura" móvel com muitos campos de aplicação: a KMA 220i se adapta flexivelmente às condições locais e exige pouco espaço.

A KMA também oferece todas as opções de ligantes: usando cimento, emulsão ou espuma de asfalto, o equipamento móvel pode transformar a matéria-prima em questão em mistura fria para uma camada de base ligada. Além disso, são possíveis misturas usando cimento e emulsão ou cimento e espuma de asfalto. A receita para os ligantes e aditivos é elaborada através de exames prévios no laboratório. Nesse processo, principalmente a inovadora espuma de asfalto pode ser utilizada de forma extremamente rentável, uma vez que as quantidades adicionadas são muito pequenas. A pesagem e dosagem precisas dos ligantes são realizadas através de célula de carga e microprocessador.

As misturas produzidas pela KMA 220i são ideais para autoestradas, camadas de base complexas para ruas e vias de acesso, bem como estacionamentos e áreas de depósito em regiões industriais. No caso de pistas altamente movimentadas, são usados os ligantes cimento, emulsão betuminosa ou espuma de asfalto. O cimento é usado para produzir camadas de base ligadas hidraulicamente. O uso de emulsão de betume e cimento na mistura gera camadas de base de ligação hidráulica ou betuminosa. A mistura de espuma de asfalto e cimento produz camadas de base estáveis, com alta flexibilidade.

EN FR ES PT