bauma 2016: Wirtgen exibe máquinas também como novos modelos para colecionadores

O coração de muitos colecionadores deverá bater mais rápido ao passarem pela loja no estande de feira do Wirtgen Group. Além das 26 máquinas de verdade, a Wirtgen, assim como todas as marcas do grupo de empresas, também apresenta modelos em escala para colecionadores.

Wirtgen apresenta modelos de 3 setores

Os itens incluem, dentre outros, a W 250i, maior fresadora a frio da Wirtgen, o modelo de carregamento dianteiro W 100 CFi, a recicladora a frio e estabilizadora de solo WR 240i e a imponente mineradora de superfície 4200 SM. Os modelos fabricados pela empresa Nürnberger Zinkdruckguss-Modelle GmbH (NZG) em escala de 1:50, exibem diversas funções reais e baseiam-se nas máquinas originais até os mínimos detalhes.

Fresadoras a frio da Wirtgen: marca-passo da recuperação de vias

A Wirtgen é especialista no reparo de pistas. As fresadoras a frio da Wirtgen realizam a extração do revestimento danificado, na espessura desejada - seja removendo apenas a camada de cobertura ou toda a estrutura integrada da via. A linha de produtos vai de máquinas para recuperação de áreas pequenas e reparos parciais de vias, até máquinas grandes para a extração robusta de vias completas em autoestradas e aeroportos.

Com a W 100 CFi, a Wirtgen traz a Munique um representante da nova classe compacta. A fresadora é principalmente adequada para grandes canteiros de obras, com condições limitadas de espaço. Graças ao ângulo de giro de esteira de 60º para a esquerda ou para direita e à alta agilidade, cruzamentos ou percursos circulares não são problema. O modelo é equipado com o chamado Flexible Cutter System (Sistema Cortador Flexível) ou, de forma abreviada, FCS. O sistema possibilita a troca rápida e simples de tambores fresadores com as mais diversas distâncias entre linhas ou larguras de trabalho.

Outro modelo de destaque é o carro-chefe da frota de fresadoras a frio da Wirtgen: a W 250i. Ela é projetada para a remoção de estruturas de vias completas em uma só passada. O modelo para colecionador também oferece diversas funções reais. Por exemplo: a esteira de carregamento pode ser girada até a posição desejada. A cobertura de proteção climática integrada é colocada na posição de carregamento com apenas um movimento. A tampa do motor se abre, fornecendo acesso rápido ao conjunto de acionamento.

Para a fresadora compacta W 100 CFi, grandes canteiros de obras com espaço restrito não são problema. O sistema FCS permite, até mesmo no modelo em miniatura, alternar rapidamente entre tambores fresadores com as mais diversas distâncias entre linhas ou larguras de trabalho.

Para a fresadora compacta W 100 CFi, grandes canteiros de obras com espaço restrito não são problema. O sistema FCS permite, até mesmo no modelo em miniatura, alternar rapidamente entre tambores fresadores com as mais diversas distâncias entre linhas ou larguras de trabalho.

Recicladoras e estabilizadoras de solo da Wirtgen: uma solução de carga

Aumentar a capacidade de carga de material de solo ou proveniente de estruturas de vias é um trabalho para a série WR. A WR 200i, WR 240i e WR 250 são modelos completos e especialistas na área de reciclagem a frio. Nessa função, as máquinas sobre rodas produzem camadas de base de alta qualidade, com 100% de reaproveitamento do material disponível. Tanto na estabilização de solos quanto na reciclagem de vias, são misturados ligantes, de forma homogênea, ao material existente - aglomerado ou não - e a mistura é reprocessada.

A WR 240i é extremamente versátil. Graças à largura e profundidade de trabalho elevadas, a máquina oferece alto nível de flexibilidade para todos os trabalhos de estabilização de solo e reciclagem a frio. Assim como a “irmã mais velha”, esse modelo também conta com cabine móvel. As unidades de tração podem ser colocadas na posição desejada, para permitir manobras mesmo em locais com limitação de espaço. O rotor de mistura é baseado no original até os mínimos detalhes.

A WR 240i O é a mais versátil dentre as recicladoras a frio e estabilizadoras de solo da Wirtgen. Dentre os destaques do modelo estão a cabine de motorista móvel e a carcaça do tambor com ajuste fino.

A WR 240i O é a mais versátil dentre as recicladoras a frio e estabilizadoras de solo da Wirtgen. Dentre os destaques do modelo estão a cabine de motorista móvel e a carcaça do tambor com ajuste fino.

Mineradora de superfície Wirtgen: extração mineral com eficiência econômica

A extração de materiais de jazidas em minas a céu aberto é a área de atuação das mineradoras de superfície da Wirtgen. Com os modelos 2200 SM/2200 SM 3.8, 2500 SM e 4200 SM, a Wirtgen oferece três classes de potência de eficácia comprovada, configuráveis de forma variável e específica conforme o projeto. As áreas de aplicação são primordialmente as relacionadas a minas a céu aberto. Calcário, carvão, minério de ferro, gesso, bauxita, fosfato, sal, granito, quimberlita e xisto betuminoso podem ser extraídos seletivamente e com alto grau de pureza. Além da extração de materiais de jazidas, as mineradoras de superfície também são utilizadas para traçado de rodovias, linhas de trem e túneis.

A Wirtgen 4200 SM é a mais robusta das máquinas para extração, podendo ser utilizada na extração em grande estilo de rochas duras ou macias. Com 1.194 kW, esse gigante penetra a rocha e extrai, tritura e, numa só passada, carrega o material em caminhões de mineração. Graças à escala de 1:50, a miniatura da 4200 SM é tão imponente quanto a máquina de verdade. O modelo em ferro fundido sob pressão possui direção em todas as esteiras e unidades de tração de altura ajustável. Além disso, a esteira de carregamento pode ser girada, elevada e abaixada. Outro destaque é o tambor fresador girável, fabricado em alto detalhe.

Atenção colecionadores! Modelos com novo visual

Após o Wirtgen Group alterar seu visual com a nova Corporate Identity, os pequenos itens de exposição também são remodelados gradualmente. Os modelos W 100 CFi, W 250i e WR 240i já serão apresentados na bauma com a nova marca. A mineradora de superfície 4200 SM ainda exibe os decalques originais. Para os colecionadores, é uma oportunidade única de garantir uma dose de nostalgia com o maior dos modelos da Wirtgen.

Os modelos da Wirtgen - e das máquinas e equipamentos das outras marcas – podem ser vistos e adquiridos na loja que se encontra no estande do Wirtgen Group (área aberta da bauma, FS 1011).

A fresadora de grande porte W 250i é o carro-chefe dentre as fresadoras a frio da Wirtgen. O modelo possui esteira de carregamento girável e unidade de tração semelhante à original nos mínimos detalhes.

A fresadora de grande porte W 250i é o carro-chefe dentre as fresadoras a frio da Wirtgen. O modelo possui esteira de carregamento girável e unidade de tração semelhante à original nos mínimos detalhes.

EN FR ES PT