Nova série SP 60 da WIRTGEN: Três máquinas versáteis para aplicação de concreto

Quando o assunto é a pavimentação de rodovias e perfis monolíticos com precisão e economia, as pavimentadoras de concreto da Wirtgen são a melhor opção. Graças à estrutura modular, as máquinas são individualmente configuráveis, possibilitando versões em praticamente todos os formatos imagináveis, inclusive formatos especiais.

A série SP 60 substitui o modelo SP 500, que fez bastante sucesso, e abre novas possibilidades

Graças às diversas possibilidades de uso em aplicações inset e offset, a nova série SP 60 é extremamente versátil para aplicação de concreto. Com os modelos SP 61/SP 61i, SP 62/SP 62i e SP 64/SP 64i, a Wirtgen desenvolveu uma nova geração de pavimentadoras de concreto, que combina a diversidade de aplicação do modelo SP 500, de sucesso mundial, com as tecnologias de ponta da SP 90, a série imediatamente maior.

A nova série SP 60 da Wirtgen oferece soluções flexíveis para aplicação de concreto com alta qualidade - seja inset ou offset. O acabamento ideal das lajes de concreto, logo após a aplicação das mesmas, é feito por máquinas de cura de textura automotoras como por exemplo a nova Wirtgen TCM 180i.

A nova série SP 60 da Wirtgen oferece soluções flexíveis para aplicação de concreto com alta qualidade - seja inset ou offset. O acabamento ideal das lajes de concreto, logo após a aplicação das mesmas, é feito por máquinas de cura de textura automotoras como por exemplo a nova Wirtgen TCM 180i.

Tecnologia de motores: maior potência

No âmbito das adequações relativas à legislação de emissão de gases, a Wirtgen desenvolveu a série SP 60 com maior potência de motor. Assim, as máquinas com nível de emissão UE Stage 4/EUA Tier 4 Final possuem motor Deutz de 180 KW, ou seja, potência 40% superior à da SP 500 (+20% na UE Stage 3a/EUA Tier 3). Apesar da maior potência, o consumo de combustível foi sustentavelmente reduzido, graças ao “modo Eco”, que ajusta a potência do motor automaticamente conforme a demanda.

Tecnologia hidráulica: novo conceito

A série SP 60 possui mais recursos hidráulicos do que nunca. Graças ao novo conceito hidráulico, a energia é utilizada com muito mais eficiência e fica disponível para opções de equipamento adicionais. Dentre estas estão cortadores e grandes caracóis transportadores, em aplicações offset, ou os quatro braços basculantes, que permitem uma troca bem mais rápida do modo de transporte para o modo de trabalho. A configuração do sistema parte de uma estrutura básica e é expandida de forma modular, conforme a diversidade de equipamentos. Essa configuração concebida de acordo com a demanda traz alta economia para o cliente.

Tecnologia de comando da máquina: sistemas inteligentes

O sistema de comando da máquina da pavimentadora de concreto da Wirtgen também possui tecnologia de ponta. O usuário recebe suporte por meio de interfaces para o sistema de diagnóstico de assistência do Wirtgen Group WIDIAG ou para o WITOS FleetView, bem como do pacote Paving Plus, que pode ser obtido opcionalmente. Através desse pacote, os braços basculantes são capazes de desviar ativamente de obstáculos durante a aplicação de concreto.

Para obter uma manobrabilidade ainda melhor, está disponível para os modelos da série SP 60 o sistema de direção de engrenagem. O ângulo de direção de 90° ou 120° das esteiras, disponibilizado pelo sistema de direção de engrenagem, é uma vantagem decisiva, por exemplo, ao adaptar a máquina no canteiro de obras.

Outra novidade é a possibilidade de escolha entre dois tamanhos de unidade de tração. Por que essa opção? Para aplicar o concreto adequadamente em canteiros de obra localizados em terrenos pouco firmes, é necessário compactar as vias para a máquina. No caso da unidade de tração grande, a menor pressão superficial diminui a pressão sobre o solo, conferindo à pavimentadora de concreto a estabilidade necessária. Isso afeta positivamente a qualidade da pavimentação.

Sinergias entre séries

Durante o desenvolvimento da nova série SP 60, além de integrar as mais modernas tecnologias, a Wirtgen se concentrou na facilidade de operação das máquinas e nas sinergias com a série SP 90.

Conceito de operação e comando unificado

Uma passarela que atravessa toda a largura da máquina, disponível pela primeira vez, bem como o conceito de operação e comando unificado, semelhante ao da série SP 90, com comando central e quatro sistemas de comando descentralizados adicionais de série, garantem ao condutor uma operação simples e flexível. Interfaces inteligentes possibilitam conectar outros opcionais, com base no princípio Plug & Work. Dentre outras coisas, é possível conectar a cada unidade de tração controles remotos, que simplificam e aceleram o ajuste da pavimentadora de concreto, como por exemplo o posicionamento e a zeragem da unidade de tração e dos braços basculantes.

Moldes inset e offset com sistema

Assim como nos modelos SP 94/SP 94i e SP 92/SP 92i, o princípio modular permite ao cliente escolher entre diversos sistemas de molde para a pavimentação inset. Esses módulos de molde são compatíveis com a série SP 90. Assim, a SP 64/SP 64i (4 correntes em braços basculantes) e a SP 62/SP 62i (sistema de direção de tanque) permitem aplicar superfícies de concreto com até 6,0 m de largura e 450 mm de espessura. Caso desejado, também são possíveis superfícies de concreto mais espessas. A vibração elétrica (sem DBI) possibilita larguras de aplicação de até 7,5 m.

Adicionalmente, estão disponíveis diversos moldes offset, e vários opcionais típicos para offset, como cortador, diversas cintas e caracóis transportadores. Nas versões com 3 ou 4 correntes, a SP 61/SP 61i constrói perfis monolíticos médios a grandes à esquerda ou à direita da máquina. Isso possibilita construir, com alta qualidade e economia, contornos em quase todos os formatos - limitações de rodovia, muros protetores de concreto, calhas de água ou vias com até 3,6 m de largura. O curso maior permite às colunas de unidade de tração uma elevação de 1100 mm, com força 17% maior comparada à SP 500. Isso confere uma flexibilidade nitidamente maior ao usuário, principalmente em casos de espaço reduzido, por exemplo ao remover moldes para muros protetores de concreto. As maiores reservas de força também permitem utilizar moldes offset pesados, expandindo assim a gama de aplicações.

Série SP 60: o elo entre as pavimentadoras inset e offset

Com a nova série SP 60, a Wirtgen não amplia apenas a diversidade de aplicações na classe de desempenho com largura de pavimentação até 6,0 m (inset) e nas aplicações offset. Com os modelos SP 61/SP 61i, SP 62/SP 62i e SP 64/SP 64i, a linha de pavimentadoras de concreto passa a contar com 12 modelos adicionais.

Assim, a série SP 60 complementa a linha offset – constituída pela SP 15i e SP 25i - e, na área de pavimentadoras inset, atua como transição para os modelos médios da série SP 90, com largura de pavimentação até no máx. 9,5 m. Completando a família de produtos estão as grandes pavimentadoras de concreto com largura de pavimentação até 16 m.

EN FR ES PT