Todos os exemplares da nova classe de fresadoras compactas da Wirtgen na bauma 2016

Além da nova geração de fresadoras de pequeno porte, a líder de mercado Wirtgen também exibe fresadoras compactas de última geração. Na nova categoria compacta, a Wirtgen combina as vantagens das fresadoras de pequeno porte- agilidade, operação com um homem só e e flexibilidade - ao princípio de carregamento frontal e à produtividade das fresadoras de grandes porte. A W 150 CFi , máquina com maior potência da categoria, comemora a sua estreia mundial na bauma.

Wirtgen inaugura uma nova fase de desenvolvimento em fresadoras a frio

Nada menos que 8 modelos da classe compacta estão à disposição dos clientes, com larguras de fresagem padrão entre 1,0 e 1,5 m e profundidades de fresagem até 330 mm. Ao utilizar o Flexible Cutter System, são possíveis até mesmo larguras de fresagem entre 8 cm e 1,5 m. Toda a série de máquinas – incluindo os modelos W 100 CF / W 100 CFi, W 120 CF / W 120 CFi, W 130 CF / W 130 CFi e W 150 CF / W 150 CFi – impressiona pelo alto desempenho e eficiência econômica. A área de utilização abrange tanto aplicações clássicas de fresadoras de pequeno porte, como reparos parciais em vias, quanto aplicações geralmente reservadas às grandes fresadoras, como a remoção completa de pavimentos de vias. Assim, as fresadoras compactas da Wirtgen oferecem muito mais que uma gama de utilização extremamente flexível: a combinação entre as vantagens oferecidas pelas classes de grande e pequeno porte, a implementação de um conceito operacional unificado e, principalmente, a utilização das mais modernas tecnologias de comando fazem da classe compacta da Wirtgen a nova etapa de desenvolvimento na área de fresadoras a frio.

Estreia mundial da bauma- W 150 CFi: alta produtividade e máxima eficiência econômica fazem dessa máquina de carregamento dianteiro da classe compacta a campeã da sua categoria de desempenho.

Estreia mundial da bauma- W 150 CFi: alta produtividade e máxima eficiência econômica fazem dessa máquina de carregamento dianteiro da classe compacta a campeã da sua categoria de desempenho.

Conceito de comando inovador definindo novos padrões

Assim como ocorreu com a geração de fresadoras de pequeno porte, a Wirtgen também equipou as fresadoras compactas com diversas funções adicionais e automáticas, que se refletem no conceito de operação unificado e em diversas funções de comando. O resultado: operação mais fácil da máquina e processos de fresagem e nivelamento mais rápidos.

Funções automáticas dos componentes do conjunto de fresagem

Dentre outras coisas, a proteção de bordo conta com um modo flutuante ativo. Isso garante que, durante operações sobre solos com pouca firmeza, como cascalho por exemplo, a proteção de bordo seja erguida em intervalos definidos, para evitar o afundamento. O raspador na aba anterior do cilindro também foi equipado com novos recursos. Um sensor faz com que o raspador não fique mais preso em cantos. A elevação do raspador ocorre de maneira automática. Além disso, um sensor ultrassônico detecta a distância entre o raspador e o material fresado em caso de carregamento parcial, para regular a abertura ideal do raspador. Dessa forma, o material é depositado de forma otimizada atrás do conjunto. Isso melhora o desempenho e, ao mesmo tempo, reduz o desgaste no conjunto, no tambor fresador e nas ferramentas de corte.

Funções automáticas para direção e posicionamento

A tecnologia de comando moderna das fresadoras compactas da Wirtgen também se destaca em termos de direção. Na fresa de 1 metro W 100 CFi, por exemplo, a roda de apoio traseira direita é recolhida automaticamente, sem abaixar o tambor fresador e sem precisar destravar um pino manualmente. Além da “posição básica”, também são possíveis para a unidade de tração traseira direita as posições “para fora” e “recolhido”. Na posição “para fora”, a unidades de tração se encontra no diâmetro de corte, possibilitando assim o posicionamento simples na faixa de fresagem adjacente à direita.

A função de direção com a ponta dos dedos, no apoio de braço multifuncional, oferece ao condutor um recurso de alta sensibilidade para direção, de forma complementar ao volante.

Trabalho eficiente aumenta a rentabilidade

Processos de trabalho ajustados entre si da maneira ideal poupam tempo e dinheiro, e isso também vale para o carregamento do material fresado. Também nesse aspecto, a Wirtgen apresenta soluções voltadas para a prática. O amplo ângulo de giro de esteira de 60º para a esquerda ou para direita possibilita o carregamento de material mesmo em canteiros de obra complexos, como por exemplo rotatórias ou cruzamentos. Para que o carregamento ocorra de maneira precisa, o operador da máquina pode girar a esteira de carregamento com dois níveis de velocidade diferentes. Graças à tecnologia de comando extremamente moderna, a rotação da esteira pode ser mantida constante mesmo em caso de oscilações na velocidade de giro do motor.

Com largura de fresagem de 1 m e profundidade de fresagem de 0 - 330 mm, a nova W 100 CFi da categoria compacta impressiona em qualquer tipo de aplicação: por exemplo na extração de camadas ou em trabalhos subsequentes de recuperação de vias. O peso adequado e as dimensões da máquina permitem o transporte simples, sem autorização especial.

Com largura de fresagem de 1 m e profundidade de fresagem de 0 - 330 mm, a nova W 100 CFi da categoria compacta impressiona em qualquer tipo de aplicação: por exemplo na extração de camadas ou em trabalhos subsequentes de recuperação de vias. O peso adequado e as dimensões da máquina permitem o transporte simples, sem autorização especial.

W 150 CFi: campeã da categoria

Com 283 kW, a W 150 CFi é a fresadora a frio com maior desempenho na classe compacta. Com carregamento dianteiro, é a máquina ideal para canteiros de obras grandes com espaço restrito, por exemplo em áreas centrais de cidades. Especialmente nesses casos, o sofisticado conceito de visão, combinado aos sistemas de câmera, auxilia o motorista ao manobrar a fresadora. Para garantir tração máxima das esteiras, a Wirtgen incorporou na categoria de pequeno porte o conceito de cilindro central da geração de fresadoras de grande porte. Para colocar na estrada, de forma ideal, toda a força da W 150 CFi, o modelo conta também com o ISC, um controle antipatinagem. Em aplicações de fresagem com alto grau de exigência, o sistema garante que as quatro esteiras funcionem com velocidade constante e tração elevada, alcançando o máximo desempenho de fresagem.

Com peso operacional de 20,8 t, a W 150 CFi pode frequentemente ser transportada sem necessidade de autorizações especiais. Isso também é uma grande vantagem, para realizar operações de fresagem de maneira rápida e flexível.

EN FR ES PT