Conceito de acionamento inovador: compactador tandem HD+ 90i PH da Hamm com acionamento Power Hybrid

Com um inovador acionamento Power Hybrid, a Hamm surpreende uma vez mais o setor por ocasião da bauma 2016.Este conceito inovador foi desenvolvido para poupar combustível, custos e esforço de manutenção – vantagens que qualquer construtor sabe apreciar. Este sistema desenvolvido totalmente de raiz combina o clássico motor de combustão com um acumulador hidráulico.Assim, o motor de combustão disponibiliza a carga de base, ao passo que um acumulador hidráulico cobre as cargas de pico.A Hamm irá integrar seguidamente o acionamento Power Hybrid nos compactadores tandem HD+ 90i PH – na bauma podemos ver um protótipo.

As soluções híbridas combinam duas tecnologias numa só – no setor dos veículos, as combinações mais utilizadas aliam o motor de combustão a um acionamento elétrico.As tentativas passadas com motores elétricos em compactadores não foram na verdade convincentes.Assim, os criativos de inovação da Hamm optaram por novos caminhos neste campo,combinando um motor de combustão com um sistema hidráulico e tornando-se no primeiro fabricante de compactadores a desenvolver uma solução técnica que poderá ser aplicada a toda uma série.

Compactadores HD+ 90i de 9t com acionamento Hybrid

Para os primeiros modelos Power Hybrid, a escolher o HD+ 90i a Hamm visou um compactador tandem com muita procura na classe dos pesos médios.Este compactador trabalha até ao momento com um motor a gasóleo com 85 kW de potência, cumprindo as normas relativas a gases de escape de Nível IIIB da UE e as normas Tier 4i da EPA.Um olhar mais atento à carga efetiva do motor aquando da compactação mostrou aos técnicos de desenvolvimento da Hamm que cargas de pico são necessárias só em poucos casos e, ainda assim, durante apenas poucos segundos.É o que acontece, por exemplo, quando o compactador arranca ou quando é ativada a vibração ou a oscilação.No novo compactador Power Hybrid, estes breves picos de carga são sustentados através de um sistema hidráulico, pelo que, para a mesma capacidade de produção, o compactador pode ser equipado com um agregado a gasóleo de menores dimensões.No motor a gasóleo, a carga é adicionalmente aliviada através de um acionamento elétrico dos ventiladores dos refrigeradores, otimizando a eficiência.

Criativos de inovação da Hamm:após um processo de desenvolvimento intensivo e inúmeros testes, o novo HD+ 90i PH estará disponível muito em breve.Os primeiros compactadores de estrada com acionamento híbrido com sistema auxiliar hidráulico do mercado consomem uma quantidade particularmente reduzida de combustível, são silenciosos e ecológicos.

Criativos de inovação da Hamm:após um processo de desenvolvimento intensivo e inúmeros testes, o novo HD+ 90i PH estará disponível muito em breve.Os primeiros compactadores de estrada com acionamento híbrido com sistema auxiliar hidráulico do mercado consomem uma quantidade particularmente reduzida de combustível, são silenciosos e ecológicos.

Acumulador de potência hidráulico a bordo

O sistema hidráulico funciona de forma semelhante a uma central de bombagem:logo que a potência utilizada desça abaixo da carga máxima do motor de combustão, uma bomba enche o acumulador hidráulico.Se, nessa circunstância, por exemplo ao ligar os motores de vibração, for necessária muita potência, o sistema hidráulico funciona como acionamento suplementar e poderá, por um breve período, disponibilizar até 20 kW.Em seguida, o circuito recomeça, com o enchimento do acumulador.Este princípio funciona extraordinariamente bem, já que a potência máxima nas aplicações habituais é sempre invocada apenas durante alguns segundos.Resta em seguida tempo suficiente para encher novamente o acumulador.

Mais silencioso, menor consumo de combustível e menos manutenção

Alcançamos assim inúmeras vantagens:um compactador de 9 t pode trabalhar com um motor de 55,4 kW em vez de um agregado de 85 kW – e com a mesma capacidade de compactação.O motor de dimensões mais reduzidas não necessita de um catalisador SCR nem de um AdBlue,o que proporciona vantagens ao nível do manuseamento e da manutenção.Além disso, o sistema de acionamento é claramente mais silencioso.Por fim, mas não menos importante, o acionamento híbrido, combinado com os motores elétricos dos ventiladores e com um sistema assíncrono, permite alcançar claras economias ao nível do consumo de combustível, de até 15 %.E assim reduz-se também claramente as emissões de CO2.

Disponível a partir de 2017

Em 2016, em mercados selecionados, o sistema híbrido será submetido a testes no terreno, prevendo-se que venha a ser disponibilizado de série no início de 2017, nos modelos com vibração dupla (VV) e oscilação (VO), bem como nos compactadores combinados (VT).

Princípio de distribuição de potência do HD+ 90i PH com acionamento Power Hybrid:a carga máxima (verde) é invocada apenas por um breve período.Em todas as restantes situações de trabalho, permanece uma reserva de potência suficiente para que o acumulador se encha novamente (laranja) para a próxima necessidade.

Princípio de distribuição de potência do HD+ 90i PH com acionamento Power Hybrid:a carga máxima (verde) é invocada apenas por um breve período.Em todas as restantes situações de trabalho, permanece uma reserva de potência suficiente para que o acumulador se encha novamente (laranja) para a próxima necessidade.

EN FR ES PT